Logo CNA

Plataforma de indicações geográficas do café emite primeiros selos para exportação
IMG 6255

Ferramenta foi desenvolvida por meio de uma iniciativa do Instituto CNA

9 de julho 2024
Por CNA

Brasília (09/07/2024) – A plataforma digital de Indicações Geográficas (IGs) de cafés, desenvolvida por meio de uma iniciativa do Instituto CNA, emitiu os primeiros selos de rastreabilidade para exportação. Os cafés produzidos na região de Mantiqueira de Minas serão exportados para a Austrália e para o Uruguai.

Mantiqueira de Minas é reconhecida como Denominação de Origem (DO), onde os grãos cultivados na área demarcada seguem regras específicas de produção e critérios do Caderno de Especificações Técnicas. A Aprocam é a entidade que representa, controla e promove a região, por meio das cooperativas Cocarive, Cooperrita e Coopervass, que compõem a instituição.

O diretor executivo adjunto do ICNA, Matheus Ferreira, explicou que, apesar de a plataforma IG ainda não estar concluída, o consumidor já pode acessar o selo com o QR Code, na embalagem do produto, e conferir dados sobre a região em que o café foi produzido, a qualidade, além de vídeos e fotos.

“Buscamos a agregação de valor e a diferenciação dos produtos, ao promover a gestão, o controle e a rastreabilidade das Indicações Geográficas. A plataforma ainda está em desenvolvimento, para ser lançada no segundo semestre, por isso ficamos entusiasmados com esses resultados já alcançados”, disse.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

O sistema está sendo desenvolvido pela empresa Agtrace Rastreabilidade Agrícola. A iniciativa de criar a plataforma foi lançada em 2023 pelo Instituto CNA, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A plataforma digital vai monitorar o relacionamento com o mercado nacional e internacional, além de potencializar referências como qualidade e origem dos grãos, que possuem IG reconhecida, produzidos no país.

O Brasil possui 114 Indicações Geográficas registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sendo 88 Indicações de Procedência (IP) e 26 Denominações de Origem (DO). Atualmente, estão registradas 15 IGs de café no país e 14 utilizam a plataforma do projeto.

Mercado Internacional – No final do mês de junho, as 14 IGs participaram da feira internacional World of Coffee 2024, em Copenhague, na Dinamarca. Do total de cafés apresentados no estande da BSCA e ApexBrasil, 12 foram identificados por QR codes e selos de origem gerados pelo sistema ABDI, ICNA e Sebrae.

Cafés expostos na feira internacional World of Coffee 2024 Cafés expostos na feira internacional World of Coffee 2024

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas