CNA debate sustentabilidade na produção de alimentos
Entidade palestrou no II Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianos (Ecoba), em Barreiras (BA)
Brasília (07/07/2023) – O presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, David Schmidt, destacou o papel do setor agropecuário na produção sustentável de alimentos e o uso dos recursos hídricos, na quinta (6), durante o II Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianos (Ecoba), realizado em Barreiras (BA).
Organizado pelo Fórum Baiano dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FBCBH), o evento, um dos mais importantes do estado, aborda diversos temas, como recursos hídricos e agronegócio, a política estadual e a relação entre água e economia.
Em sua palestra, David destacou a importância da agropecuária brasileira na segurança alimentar mundial. Segundo a FAO, até 2050, a população do mundo chegará a 9,1 bilhões de pessoas, o que exigirá um aumento de 60% na produção total de alimentos. “Alguém vai precisar atender essa demanda e o Brasil tem disponibilidade de terra agricultável e água”.
De acordo com Schmidt, os principais parceiros comerciais do país estão cada vez mais exigentes com a pauta ambiental, mas destacou que os produtores rurais brasileiros há anos já fazem uma agricultura sustentável com o uso de tecnologia e práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG).
David também lembrou que o Código Florestal Brasileiro é uma das legislações mais rigorosas do mundo e posiciona o Brasil como um dos países que mais preserva sua vegetação nativa, que corresponde a 66,3% do território nacional e 33% desse total está dentro das propriedades rurais.
“No mundo existem 195 países, dos quais 186 têm um território inferior ou igual a área total dedicada a preservação da vegetação nativa pelos produtores rurais brasileiros. O conjunto das áreas dedicadas à vegetação nativa em todo o Brasil é equivalente à superfície de 48 países e territórios da Europa”, disse.
Durante sua apresentação, o representante da CNA falou sobre a contribuição da irrigação para a sustentabilidade no agro. “O uso de sistemas irrigados é estratégico para promover a segurança alimentar, aumentar a produtividade em até 3 vezes, gerar impacto positivo na área social, elevar a qualidade de vida e renda de uma região, e garantir um preço mais acessível dos alimentos”.
Ele citou alguns dados que comprovam a importância da tecnologia: 12% da área agrícola do mundo é irrigada e corresponde a 40% da produção de alimentos; as áreas irrigadas são responsáveis por 30% da produção nacional de café; 90% da produção nacional de arroz é irrigada e a 3ª safra ou safra de inverno de feijão ocupa 10% da área plantada, mas representa 20% da produção nacional.
David Schmidt encerrou sua palestra dizendo que o agro exerce importante papel no uso da água para produção de alimentos e por isso, não só no Brasil, mas mundialmente é um setor que tem significativa demanda por recursos hídricos.
“O agro é um setor que busca sempre a melhor eficiência produtiva com sustentabilidade, portanto é necessário atuar de forma participativa nas discussões e soluções das melhores estratégias para gestão de recursos hídricos no território brasileiro, respeitando as legislações e a multiplicidade dos usos”, disse.
O II Ecoba está sendo transmitido pelo Youtube .
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte