CNA discute demandas da cafeicultura em Belo Horizonte
Encontro aconteceu na quinta (6), na Semana Internacional do Café
Belo Horizonte (06/11/2025) - A Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na quinta (6), para fazer um balanço das ações desenvolvidas em 2025, discutir as demandas do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) e definir a agenda prioritária da cafeicultura para 2026.
O encontro fez parte da programação da Semana Internacional do Café (SIC) e reuniu lideranças do setor, produtores, representantes de federações de agricultura e pecuária e especialistas da cadeia produtiva, em Belo Horizonte (MG).
O presidente da Comissão, Fabrício Andrade, destacou a importância de realizar a reunião durante a SIC, considerada um dos principais eventos do setor no país.
“A Semana Internacional do Café é uma excelente oportunidade para compartilhar experiências e discutir os rumos da cafeicultura. Realizar a reunião nesse espaço fortalece nosso trabalho e amplia a troca de conhecimento com representantes de todo o Brasil”, afirmou.
O presidente da Comissão Técnica de Café da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Arnaldo Botrel, reforçou a relevância da integração entre os representantes do setor.
“A aproximação das instâncias regionais e nacionais é fundamental para fortalecer a representatividade do setor e construir pautas conjuntas em defesa da cafeicultura brasileira”, disse.
O vice-presidente do Sistema Faemg, Ebinho Bernardes, ressaltou a importância da representatividade da Comissão Nacional do Café para o estado. “O diálogo promovido pela CNA contribui para alinhar estratégias e fortalecer o protagonismo mineiro na produção e na formulação de políticas para o setor”.