CNA, Faepa e MIDR discutem projetos para a Amazônia Legal

Encontro aconteceu na quarta (27), em Brasília (DF)

Por CNA 29 de agosto 2025
Compartilhe:
Whats App Image 2025 08 29 at 09 48 37

Brasília (29/08/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) se reuniram, na quarta (27), com representantes da Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros (SNFI) do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) para tratar de temas estratégicos de interesse da Amazônia Legal.

Um dos temas discutidos foi a efetivação dos arquipélagos do Marajó e Bailique, no Pará, como espaços prioritários da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), com a criação de linhas de crédito diferenciadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

O tema já havia sido apresentado no Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Condel/Sudam) pelo presidente da Faepa, Carlos Fernandes Xavier.

A assessora do Núcleo Econômico da CNA, Isabel Mendes, representante da entidade no Comitê Técnico do Condel/Sudam, reforçou que a Confederação enviará a proposta ao Conselho, solicitando condições semelhantes às aplicadas a outras regiões consideradas prioritárias, utilizando recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO).

Durante a reunião, Cilene Dórea, representante da Faepa, apresentou alguns projetos de interesse do setor produtivo paraense. Cilene destacou a moção encaminhada pelo setor produtivo ao Governo do Estado, que solicita a criação do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Açaí (Fundo Açaí).

Cilene mencionou, ainda, a adoção de novas tecnologias com o objetivo de ampliar a eficiência produtiva e as condições de trabalho nessa cadeia, sendo um dos principais destaques o Açaí Bot, um robô de colheita, que conta com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) na promoção da capacitação para seu uso.

Pelo MIDR, participaram da reunião: Marina Servato Ferreira, diretora do Departamento de Estruturação de Projetos e Sustentabilidade; Erica Domingos da Silva, diretora do Departamento de Políticas e Normas dos Fundos e Instrumentos Financeiros; Kleber da Silva Bandeira, coordenador de Fundos Constitucionais de Financiamento; e Marcelo Binenbojm, gerente de Projeto do Departamento de Estruturação de Projetos e Sustentabilidade.

Áreas de atuação relacionadas