CNA participa de III Seminário de Bioinsumos no Agrofuture Summit 2021
![Agrofuture Maciel](https://cna-portal-2022new.dotgroup.com.br/storage/arquivos/Agrofuture-Maciel.jpg)
Debate foi promovido pelo grupo EducaAgro, vencedor do programa CNA Jovem
Maciel Silva
Brasília (07/10/2021) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do III Seminário de Bioinsumos, na quinta (7), evento que fez parte da programação do Agrofuture Summit 2021.
O debate foi promovido pelo grupo EducaAgro, vencedor da quarta edição do programa CNA Jovem, e contou com a participação do coordenador de Produção Agrícola da CNA, Maciel Silva, e da professora da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Regiane Cristina de Oliveira. O moderador foi o professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Paulo Henrique Leme.
Maciel Silva apresentou a palestra “Qual o futuro dos bioinsumos na agropecuária brasileira?”. Ele destacou que a movimentação anual do mercado mundial de biológicos é de US$ 5 bilhões e a estimativa de crescimento desse segmento até 2030, no Brasil, é de 107%.
Segundo Silva, as categorias de biodefensivos com maior faturamento no País são binematicidas (25%), bioinseticidas (23%) e biofungicidas (22%). As culturas que mais utilizam esses produtos são a soja (46%) e a cana (20%).
O coordenador de Produção Agrícola da CNA também abordou pontos como o potencial de uso de bioinsumos além da proteção de plantas e os desafios para a construção de um ambiente organizacional e institucional para o desenvolvimento desses insumos – política de Estado, segurança jurídica e assistência continuada com mecanismos de ação e controle em todas as etapas de produção.
Outros assuntos analisados por ele foram os empenhos do Estado brasileiro para o desenvolvimento do setor e qual a solução para as inquietudes da produção on farm .
“São mercados complementares e há espaço para todos. Precisamos de acompanhamento profissional qualificado, cumprimento de manuais referendados pela pesquisa científica e vedação legal de qualquer possibilidade de comercialização. A regulamentação e a fiscalização adequada são o caminho a ser seguido”, afirmou.
A integrante do grupo EducaAgro, Ana Karoliny Bezerra, apresentou o projeto Núcleo de Inteligência em Bioinsumos (NIB), vencedor do programa CNA Jovem, aos participantes do seminário. Conforme ela, o objetivo da iniciativa é ser referência em informação qualificada sobre bioinsumos através de uma linguagem simples e acessível aos produtores rurais, construindo pontos entre a pesquisa e o campo.
“Queremos proporcionar um ambiente onde os produtores possam se conectar com especialistas que viabilizem o uso seguro dos bioinsumos e proporcionar acesso a um mercado com inúmeras possibilidades, além de ser uma voz para os produtores rurais em questões sobre bioinsumos perante as autoridades e organizações públicas e privadas”, disse ela.
![Agrofuture NIB Agrofuture NIB](/storage/arquivos/Agrofuture-NIB.jpg)
Regiane Cristina de Oliveira fez uma apresentação sobre estratégias de controle biológico no manejo integrado de pragas. Ela falou sobre as pragas de importância econômica de maior risco fitossanitário – Lagarta-do-cartucho, percevejos e Mosca-branca –, programas de controle biológico para parasitoides de ovos e seletividade de inseticidas, herbicidas e fungicidas.
Agrofuture Summit – Considerado um dos maiores eventos do País com foco em inovação e tecnologia para o agronegócio, o evento é promovido pelo Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) em parceria com outras entidades até amanhã (8).
Em formato 100% digital e gratuito, o AgroFuture Summit conta com a participação de especialistas brasileiros e de outros países para apresentação de inovações disruptivas que podem fazer a diferença no setor.
Leia mais sobre o assunto:
Bioinsumos auxiliam produtores no controle de pragas e na redução de custos
CNA destaca importância do Programa Nacional de Bioinsumos
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte