ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Comissão Nacional de Aquicultura debate desafios do setor e ações realizadas
Aquicultura3 EDIT

Reunião foi realizada na quarta (19)

19 de junho 2024
Por CNA

Brasília (19/06/2024) – A Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na quarta (19), para discutir ações de melhoria na cadeia produtiva.

No encontro, o consultor Eduardo Ono disse que o setor tem vários desafios, como a melhoria de políticas públicas, desburocratização no processo de legalização e tributário, além de acesso à tecnologia e mercados.

Um dos temas abordados foi a Lei 11.959/2009, que criou a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca.

“Estamos trabalhando nesse tema, dentro dessa lei, para fazer uma proposta que contemple a aquicultura de uma forma mais adequada. Precisamos de medidas que beneficiem ambas as atividades, da aquicultura e pesca, sem que nenhuma saia prejudicada”, disse.

Ono também apresentou dados e falou dos principais desafios em relação à importação de camarões. Segundo ele, o acompanhamento da efetividade dos protocolos sanitários de importação de pescados é uma das principais ações, visando que haja garantia de barreiras de entrada de doenças exóticas no país.

Durante a reunião, os membros da comissão conheceram mais sobre a ferramenta Análise CNA, que traz índices mensais de cadeias produtivas, produzidos pelo Núcleo de Inteligência, apresentados pela assessora técnica júnior, Maria Moraes. Ao fim da reunião, trataram dos calendários dos próximos encontros da comissão.

Também participaram do encontro o vice-presidente da comissão, Antônio Marcos Ribeiro do Prado, o coordenador de Produção Animal, João Paulo Franco, a assessora técnica da CNA, Kalinka Koza, além de membros das federações estaduais, que apresentaram seus principais desafios locais em relação ao setor.

Áreas de atuação