Minas Gerais
Curso Técnico em Agronegócio: Expectativa, novidades e emoção no primeiro dia de aulas
Por: SENAR MINAS
Contando agora com mais quatro Polos de Ensino além dos já existentes em Contagem, Sete Lagoas e Manhuaçu, o Curso Técnico em Agronegócio abriu oficialmente suas atividades no último sábado, dia 23, recepcionando mais 270 alunos em aulas inaugurais nos sete Polos.
Na primeira aula, os alunos aprendem sobre a atuação do Sistema Faemg / Senar Minas , são informados das atividades ao longo do curso e têm contato com o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, além de entender a importância para o mercado e para o agro da formação em gestão que vão adquirir.
O Sistema Faemg / Senar Minas fechou novas parcerias em Montes Claros, Uberaba, Araçuaí e Teófilo Otoni com sindicatos rurais e instituições de ensino para que, juntos, pudessem oferecer as aulas semipresenciais e gratuitas do curso, que é realizado desde 2015 e tem duração de dois anos.
Para a coordenadora de Inovação e Conhecimento Tércia Almeida, este é um marco importante para o Sistema Faemg / Senar Minas e para os Sindicatos dos Produtores Rurais que passam a ofertar Educação Formal de nível Técnico para o meio rural, garantindo a formação profissional continuada em diversos níveis de atuação.
Leia também: Nova turma inicia Curso Técnico em Agronegócio em Manhuaçu
Uberaba: alta procura e sonhos variados
Produtores, filhos de produtores e pessoas envolvidas com o setor agropecuário nos mais de 10 municípios do Triângulo e Alto Paranaíba compuseram a turma, que foi recebida pelo gerente regional do Senar em Uberaba, Flávio Henrique Silveira, e teve aulas na FAZU, entidade parceira no município. Referência no setor agropecuário, Uberaba teve altos índices de procura pelo curso Técnico em Agronegócio: foram 5,5 candidatos por vaga, a maior entre os Polos de Ensino.
Os sonhos dos novos alunos vão desde o ingresso como técnico ao mercado de trabalho, até a sucessão familiar, como é o caso de Márcia Rotelli, produtora rural, criadora de gado de corte em Uberaba: “a ideia é otimizar a gestão para poder perpetuar nosso empreendimento. Serei uma multiplicadora das informações coletadas aqui para meus filhos, o que trará uma tranquilidade maior no futuro, na hora que tivermos que fazer a sucessão de nosso negócio rural”.
Turma do Polo de Ensino de Uberaba, com o gerente regional Flávio Silveira (de azul, à esquerda)
Montes Claros: caminhada longa, mas que vale a pena
Os 30 alunos selecionados para o Polo de Ensino no Norte de Minas assistiram à aula inaugural na Universidade Paulista (UNIP), entidade parceira. Os novatos foram recebidos pelo gerente regional do Senar , Dirceu Martins, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do município, José Avelino, a coordenadora pedagógica da Unip, Ângela Rodrigues, e o professor tutor Kelsen Nether.
Marine Gomes da Silva era uma dessas alunas. Moradora de Cachoeira do Pajeú, que fica a 300 km de Montes Claros, ela disse que tem muita expectativa no curso, pois sempre quis ter formação nesta área. "Toda vida fui ligada ao meio rural e quero trabalhar nisso, por isso vou fazer o sacrifício de viajar esta longa distância para as aulas".
Sete Lagoas e Contagem: curso é janela de oportunidades
Homens e mulheres de várias idades e municípios, mas com a crença comum do agronegócio como um setor com oportunidades significativas na economia brasileira, compunham a turma de 100 alunos dos dois polos da região Central de Minas. Juntos, com as parcerias do CeasaMinas e da Unifemm, já foram concluídas oito turmas do Curso Técnico em Agronegócio.
Para Camila Barbosa, de Pompéu, o curso se mostrou uma porta para oportunidades quando percebeu a escassez de profissionais especializados no agro: “Durante a implantação do Bloco K, o livro de registro de controle de produção e estoque na versão digital, descobrimos que na cidade não há profissional especialista no meio rural e fomos em busca de um fora da região. Isso foi decisivo para eu me inscrever”, conta.
Para um melhor aproveitamento do curso, a tutora presencial da disciplina de Ambientação em Educação à Distância no Polo de Contagem, Mariana Pereira Ramos, explica que ser organizado é fundamental. Aproveitar os encontros presenciais para aliar teoria e prática é outra dica valiosa. “Esses alunos serão profissionais especializados na execução de procedimentos de gestão do agronegócio, com foco na eficiência produtiva com sustentabilidade, o que hoje é um diferencial no mercado”, pontuou.
Teófilo Otoni: satisfação e lágrimas de emoção
O Polo de Ensino da região do Vale do Mucuri é em Teófilo Otoni, onde 21 dos 30 alunos matriculados estiveram no sábado para sua primeira aula. O gerente regional do Senar em Governador Valadares, Ulisses Silveira, acompanhou as atividades e apresentou o Sistema Faemg / Senar Minas para os novatos. No município, são parceiros a Unopar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni.
Emocionado, Leonardo Godinho, presidente do Sindicato, não conteve as lágrimas ao falar com os alunos sobre a sua satisfação em levar o Curso para o município. “Mostramos as necessidades da nossa região e como esse curso seria fundamental para a nossa cidade, para capacitar e motivar as pessoas para permanecerem no campo, produzindo e gerando renda. É emocionante ver um esforço de anos se tornando realidade”, destacou.
À direita, o presidente Leonardo Godinho e o gerente regional Ulisses Silveira (com crachá)
O professor Hélio Vinícius Valeriano Furtado destacou que os setores que mais empregam atualmente buscam profissionais com formação em cursos técnicos. “O capital social do Vale do Mucuri é bastante voltado para a agropecuária. Precisamos potencializar isso capacitando vocês para exercer bem essa atividade”, afirmou.
Araçuaí: parceria que traz credibilidade
No município do Vale do Jequitinhonha, os alunos ressaltaram a importância da parceria entre as entidades que promovem o Curso, que, segundo eles, fortalecem a credibilidade e qualidade do ensinamento. Eles também não pouparam elogios à iniciativa do Sistema Faemg / Senar Minas em levar conhecimentos a distância para o público rural.
A primeira aula de Ambientação em Araçuaí foi ministrada pela Tutora Presencial Gênia Soares Otoni, que acompanhou de perto a motivação e entusiasmo dos alunos na inauguração do Curso Técnico em Agronegócio.
Nesta primeira aula, o gerente do Senar na regional de Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma, explicou como é atuação do Senar , com os cursos e programas especiais. Junto a Luiz Rodolfo, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Araçuai, Kelvio Marcílio Silva Oliveira, e Leonardo Figueiró Onnis, representante da UNIP no município, deram as boas-vindas aos alunos.