Empresários do Agro.BR visitam supermercado em Dubai

Visita técnica foi realizada no último dia da missão comercial da CNA, na sexta (27)
Brasília (27/09/2024) – No último dia da missão comercial da CNA aos Emirados Árabes Unidos, na sexta (27), a comitiva de empresários rurais do projeto Agro.BR visitou uma unidade do supermercado Grandiose, em Dubai.
A missão foi realizada de 22 a 27 de setembro, em parceria com a ApexBrasil. O grupo participou de seminário, rodadas de negócios e da Gulfood Green 2024, feira que tem como foco a promoção de produtos orgânicos e de maior valor agregado.
De acordo com a assessora de Relações Internacionais da CNA, Elena Castellani, existem 34 lojas Grandiose nos Emirados, que fazem parte do Ghasan Aboud Group, um grupo tradicional de logística e automóveis e que também expandiu suas operações para o setor de alimentos.
O grupo é gestor do Abu Dhabi Food Hub, uma parceria público-privada no setor alimentar entre o AD Ports Group e o Ghassan Aboud Group. Elena explicou que se trata de um mercado exclusivo criado para facilitar o comércio alimentar nacional e internacional.

Durante a visita, os empresários puderam tirar diversas dúvidas quanto à preferência dos consumidores emiratis, além de conhecer melhor a cadeia de distribuição de alimentos importados.
“Essas operações são fundamentais quando pensamos nas exportações dos produtos brasileiros, especialmente aqueles comercializados pelos produtores do Agro.BR, pois são fatores-chave para o sucesso desse negócio, levando em conta o tempo necessário e os custos para tirar o produto do Brasil e colocar nas prateleiras dos países árabes”, disse a assessora.
Na visita, os empresários também discutiram algumas formas de promover os produtos e a cultura brasileira nos Emirados, tirando o foco dos commodities que já são dominantes, e voltando os olhos para alimentos como parte da cultura do Brasil.
A partir da próxima semana, o coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, a assessora de Relações Internacionais, Elena Castellani, e a representante do Escritório Internacional da CNA em Dubai, Ana Claudia Fruci, participarão de uma série de compromissos em Riad, na Arábia Saudita.
A agenda inclui reuniões com o Fundo de Investimento Público (PIF), a Autoridade Saudita para Alimentos e Medicamentos (SFDA), a Companhia Saudita de Investimento Agrícola e Pecuário (Salic), e com as empresas de alimentos Savola e Nadec.
Veja como foi a missão:

