ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Produtores brasileiros de café visitam torrefadores e cafeterias em Dubai
Dmcc dubai coffee

Programação faz parte da missão do projeto Agro.BR da CNA

14 de fevereiro 2025
Por CNA

Brasília (14/02/2025) – Nos últimos dias da missão comercial do projeto Agro.BR à Dubai, a comitiva de empresários do setor de café participou de visitas técnicas e eventos com cafeterias, torrefadores, importadores e representantes árabes.

As visitas ocorreram na quinta (13) e na sexta (14) na torrefadora Grandmother Coffee Roastery, no laboratório Experience Lab by Nuova Simonelli e Victoria Arduino, no DMCC Coffee Centre e na Roasteria.

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Para a produtora de café da Serra do Salitre (MG), Maria Soraia Guimarães, atendida pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e inscrita no Agro.BR, as visitas foram importantes, principalmente na Roasteria, onde ocorreu sessões de cupping.

“Foi uma experiência incrível. Meu café participou do cupping e recebi feedback das pessoas que degustaram e só escutei elogios. Agradeço o convite da CNA para integrar a missão e se tiver outra oportunidade, gostaria de participar novamente”.

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Durante visita na torrefadora Grandmother Coffee Roastery, a produtora de café de Santa Rita do Sapucaí (MG), Daniele Alkmin Carvalho, disse que mesmo com os altos preços do café commodity, os produtores devem continuar produzindo café especial e de qualidade para conseguir agregar maior valor ao grão.

“O mundo espera isso de nós. O café do Brasil está em todos os cantos e a demanda em Dubai é enorme. Nos encontros de amigos, família, em happy hour, o café está sempre presente”, ressaltou Daniele.

No início da semana, os produtores também participaram da feira World of Coffee, onde tiveram a oportunidade de conhecer as inovações do setor cafeeiro, identificar parceiros locais, além de participar de mais de 200 rodadas de negócios com potenciais compradores estrangeiros.

De acordo com o coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, a missão trouxe uma amplitude de conhecimento sobre o mercado do Oriente Médio. “O Brasil teve uma presença muito marcante na feira e não podemos deixar que essa oportunidade passe. Já estamos com prospecção de projetos nos próximos meses”.

Para a representante do Escritório Internacional da CNA nos Emirados Árabes Unidos, Ana Frucci, a missão comercial provou ser um marco crucial para solidificar a compreensão do mercado do Oriente Médio e confirmar que os produtores de cafés do Brasil estão na direção certa.

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“Observamos que a região está vivenciando um crescimento robusto no número de cafeterias e torrefações, sinalizando um mercado em ascensão, com um potencial significativo para expansão. A presença cada vez maior do nosso café, especialmente no segmento de diferenciados, nos posiciona de maneira competitiva em relação à reconhecidos produtores globais, como Etiópia, Guatemala e Panamá”, disse.

Segundo Ana Frucci, durante a feira, ficou evidente que os hábitos de consumo local favorecem características menos ácidas no café, uma vantagem para o café brasileiro que naturalmente exibe essas qualidades. “Essa preferência destaca nosso produto em comparação aos nossos principais concorrentes e reafirma que nosso café é tão bom, se não melhor, que os grandes nomes do setor”.

A produtora de café da região de Matas de Minas (MG), Estela Arthuso, afirmou que Dubai é um mundo de oportunidades para produtores de café e torrefadores e um mercado exigente em relação à qualidade, paladar e aspecto do grão. “Dubai tem em torno de 6 mil cafeterias e 700 pequenas torrefações, então temos um grande mercado emergente, no qual podemos ofertar os nossos melhores cafés”.

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Já o produtor Flaviano Lima, também de Matas de Minas (MG), destacou que as visitas técnicas foram importantes para conhecer os padrões de cafés, o perfil de torra, o público consumidor e a demanda necessária. “A nossa região tem total condição de atender às exigências desse mercado”.

“As interações e o feedback recebidos mostram claramente que há uma receptividade crescente para o café brasileiro nos países do Golfo. Essa missão e outras iniciativas semelhantes são vitais para impulsionar e posicionar nossos produtores no mercado do Oriente Médio, garantindo que o café brasileiro não só participe, mas também se destaque nesse mercado competitivo”, concluiu a representante do escritório da CNA.

Conheça o projeto Agro.BR: https://agrobr.org/projeto/