Logo CNA

Encontro de cafeicultura reúne mais de 350 mulheres produtoras no interior de Minas Gerais
20160317161656 fileid encontro de mulheres internaweb 0 906735002015150612131

O evento conta com o apoio do Sistema FAEMG/SENAR e do Sindicato de Produtores Rurais

18 de março 2016
Por Senar

Mais de 350 mulheres participaram, nessa quinta-feira (17.03), do segundo Encontro das Mulheres Produtoras, dentro do 20º Simpósio sobre Cafeicultura das Matas de Minas, em Manhuaçu, Minas Gerais. O evento contou o apoio do Sistema FAEMG e do Sindicato de Produtores Rurais. A gerente regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em Viçosa, Silvana Novais, acompanhou o evento.

Além da apresentação de casos de sucesso, a programação do encontro ofereceu as palestras “A imagem do líder: estilo e atitudes que constroem o sucesso do negócio”, com Inácia Soares (Conselho da Mulher Empreendedora da ACMinas); “Renovação e Recuperação dos cafezais”, com o engenheiro agrônomo José Braz Matielo (Fundação Procafé) e “Valorização da Agricultura: solução definitiva e questão de segurança nacional”, com o engenheiro agrônomo Alfredo Scheid Lopes (Ufla).

Na ocasião, a cafeicultora Simone Dias Sampaio Silva também compartilhou sua experiência como cafeicultora. Ela e o marido estavam fora do país e, quando voltaram, começaram a investir no café de qualidade. O premiado café Jardim das Oliveiras é produzido em uma propriedade em Araponga, que integra a região Matas de Minas, com a preocupação com sustentabilidade. O negócio existe há oito anos.

“Procurei mostrar a importância da participação dessas mulheres no processo e da busca por capacitações e informação. Os cursos do SENAR, por exemplo, ajudam a aprimorar o nosso trabalho. Contei a elas como eu ajudo na produção, o que faço na safra e entressafra, a organização. Essa troca de experiência é importante”, comentou.

A FAEMG também disponibilizou um estande para atendimento aos produtores rurais e demais participantes do evento. No local, a instrutora Maria Tereza Gazzinelli oferece consultoria na área de gestão.

O Simpósio
Realizado pela Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (Aciam), o evento conta com cursos, palestras, debates, demonstração de máquinas e feira de negócios. Entre os temas abordados as perspectivas para o mercado de cafés especiais no Brasil e no mundo, sustentabilidade, potencial da produção, recomendações técnicas e qualidade.

A organização do simpósio espera reunir mais de duas mil pessoas até esta sexta-feira (18), entre engenheiros agrônomos, técnicos em cafeicultura, empresários do setor e exportadores. Manhuaçu, que sedia o evento, é um dos 63 municípios que compõem a região Matas de Minas, caracterizada pela produção de cafés especiais.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEMG/SENAR-MG
www.sistemafaemg.org.br