Comissão do Café da CNA participa de eventos em São Paulo e Minas
Compromissos ocorreram em Caconde e Varginha
Brasília (16/08/2024) – A Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, nesta semana, de uma série de compromissos em Caconde (SP) e Varginha (MG).
Na terça (13), o assessor técnico da CNA, Carlos Eduardo Meireles, e o presidente da comissão, Fabrício Andrade, estiveram na inauguração da Cafeteria Escola do Centro de Educação Ambiental (CEAC), em Caconde, que vai promover capacitações e treinamentos para produtores da região.
Idealizado pelo sindicato dos produtores rurais do município, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o projeto vai beneficiar, além dos cafeicultores, toda a população local, ofertando diversos cursos gratuitos como, por exemplo, o de torra.
Já na quarta (14), a comissão visitou o Centro de Excelência em Cafeicultura, em Varginha. O centro é uma iniciativa do Senar, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e o Senar Minas, e é o terceiro de uma série de dez a serem implantados no país.
Logo após a visita, a CNA participou da reunião da Comissão Técnica do Café da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), que teve a presença de representantes da Comissão do Café de Minas Gerais, onde foram levantados e discutidos pleitos para o fortalecimento da atividade em todo o país.
Por fim, foi realizada uma visita à Fundação Procafé, também em Varginha, com o objetivo de conhecer as ações realizadas pela entidade e seus trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e difusão de tecnologias cafeeiras.