ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Santa Catarina

Grupo da ATeG Bovinocultura de Corte apresenta resultados em Urupema
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Urupema, na serra catarinense, foi sede de recente evento de apresentação dos resultados do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte.

16 de maio 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Urupema, na serra catarinense, foi sede de recente evento de apresentação dos resultados do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc/SC) em parceria com o Sindicato Rural do município.

O encontro contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de Urupema, Juvelino Vieira de Sousa Neto, do técnico de campo Samir Machado da Silva, do supervisor técnico Bruno Zanete Nesi e da supervisora regional Stephanye Fanton, além dos produtores atendidos.

O presidente do Sindicato Rural destacou os expressivos avanços da ATeG e divulgou outras ações promovidas pela entidade. O técnico de campo apresentou os resultados obtidos nas propriedades e seguiu com a entrega dos certificados aos produtores.

A ATeG oferece ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão da atividade de forma eficiente e permite alcançar mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais. Com duração de dois anos, a metodologia é aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem a visita do técnico uma vez por mês, além de acompanhamento contínuo a distância. As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores.

ATEG BOVINOCULTURA DE CORTE EM SC

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC e vice-presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Zeferino Pedrozo, desde que foi criado em 2016, o programa atendeu mais de 3.000 produtores na área de pecuária de corte em 197 municípios catarinenses. “Neste ano, contamos com 56 grupos e 1.600 produtores que se mostram comprometidos com o programa, que hoje é reconhecido como um dos mais bem-sucedidos do agronegócio de Santa Catarina e do país”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, salienta que as propriedades rurais que participaram da ATeG se destacam como grandes exemplos de empreendedorismo e inovação no campo. “Neste ano, vamos continuar trabalhando para elevar a produtividade, aperfeiçoar a gestão e elevar a renda dos nossos produtores”.

A coordenadora da ATeG SC, Paula Coimbra Nunes, explica que o programa oportuniza ao produtor explorar novas estratégias para fortalecer seus negócios. “Os principais resultados técnicos alcançados incluem a implantação de sistemas de gestão nas propriedades; recuperação de pastagens degradadas e manejo de pastagens e implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta. Os dois anos de acompanhamento oportunizam aprimorar as técnicas e o gerenciamento da propriedade, tornando a produção mais eficiente e lucrativa”.

Matérias Relacionadas