Logo CNA

Jovens conhecem agro em Rondônia e sucessão familiar chama atenção dos participantes
Abre ro

Estado foi o último destino da missão técnica da 5ª edição do programa CNA Jovem

29 de maio 2024
Por Senar

Brasília (29/05/2024) – A visita à produção de café, leite e cacau em Rondônia marcou o encerramento da missão técnica dos 10 jovens que se destacaram na 5ª edição do programa CNA Jovem.

O grupo passou pelas cinco regiões do país para conhecer a diversidade do agro brasileiro. A viagem começou por Minas Gerais e seguiu para Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso e terminou em Rondônia.

Imagem

As visitas no estado começaram pela produção de cafés especiais na Fazenda DonBento, em Cacoal. O café da DonBento é reconhecido internacionalmente e a produção é toda feita por membros da família, o que chamou a atenção dos jovens para o tema sucessão familiar.

Imagem

“A fazenda possui uma equipe dedicada, incluindo mulheres, como as esposas do proprietário, do irmão, uma nora e uma sobrinha. A sucessão é garantida e a determinação e dedicação da família foram fundamentais para superar obstáculos e alcançar o sucesso, transformando suas vidas e a reputação de sua produção”, conta a jovem Ynaê Siqueira Curado, de Goiás.

Visita à produção de pecuária de leite. Visita à produção de pecuária de leite.

Em Ouro Preto do Oeste eles visitaram algumas propriedades atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, como a Chácara Itapuã, propriedade de pecuária de leite. O produtor explicou aos jovens que desde que implementou as orientações da assistência técnica, o volume de leite aumentou de 30 para 100 litros/dia.

A Chácara Bom Futuro, propriedade do casal Cláudio e Claudiane, foi outro destino do grupo. O casal produz cacau há apenas quatro anos e recebe apoio da ATeG do Senar.

Imagem

O jovem paulista Gustavo Vannucchi Ungari afirmou que a visita à propriedade do casal foi o fato que mais o marcou na viagem.

“Se eu for falar de um momento que me marcou muito, foi conhecendo a propriedade do Claudio e da Claudiane. Eles me explicaram todo o processo e pude conversar com os filhos deles também. Inclusive um deles, de 11 anos, me disse que quer fazer algo na cadeia do cacau. Tenho certeza de que no futuro haverá sucessão familiar garantida. Isso me marcou bastante nos últimos dias, fiquei superfeliz.”

Gustavo Vannuchi. Gustavo Vannuchi.

No último dia, os jovens foram à Fazenda Tiengo, de cacau, em Jaru, e na sede do Sistema Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon). A Tiengo é referência na produção de cacau de alta produtividade e de barras de chocolate, mel de cacau e nibs. Como as propriedades anteriores, a marca também é familiar. Na sede do Sistema Faperon, o grupo foi recepcionado por toda a equipe da instituição e conheceram mais sobre o trabalho realizado pelo Sistema para o produtor rural do estado.

Visita ao Senar Rondônia. Visita ao Senar Rondônia.

“Foi uma experiência incrível porque foi a primeira vez que eu tive contato com a fruta na minha vida. Conheci a diversidade de um estado que até então eu não sabia que tinha uma produção tão bacana, tão organizada. Isso mostra a força do Brasil e do agro, respeitando os biomas e preservando o meio ambiente ao mesmo tempo. Foi muito bacana”, ressaltou Ynaê Curado.

Ynaê Curado conhece a produção de cacau. Ynaê Curado conhece a produção de cacau.

Gustavo Ungari concorda com Ynaê sobre a experiência em Rondônia. “Fiquei muito surpreendido positivamente e deu para perceber que tem mais estados que têm um potencial enorme de crescimento aqui no país. Para mim foi uma experiência única.”

A coordenadora nacional do programa CNA Jovem no Senar, Fernanda Nonato, destacou a importância da iniciativa para a formação dos jovens líderes do agro. Para ela, os 18 municípios visitados durante a missão nas diferentes regiões do país permitiram que os participantes pudessem conhecer mais sobre as principais cadeias produtivas do setor.

"Desconheço outra instituição ou programa que investe tão alto no desenvolvimento real de novas lideranças para o agro."