Minas é o segundo estado no país em produção do feijão
Por: Notícias Agrícolas
Ingrediente fundamental na mesa do brasileiro, o feijão marca presença em todo prato feito que se preze e é garantia de lucro nas lavouras de Minas. Maior produtor de café do mundo, o Estado também se destaca no plantio da leguminosa: ocupa a vice-liderança no ranking nacional de produção do grão.
Tipo mais popular no país, a variedade carioca, que tem formato arredondado e cor bege com listras marrons, é também a mais cultivada em solo mineiro. Fruto, principalmente, da agricultura familiar, que responde por cerca de 60% do total da produtividade em Minas, o grão é plantado em sua maioria em municípios da região Noroeste, tais como João Pinheiro, Paracatu, Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia e Buritis.
O motivo da representatividade do Estado no cenário nacional, segundo o coordenador estadual de Culturas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG), Sérgio Regina, é a topografia privilegiada, que facilita o processo de mecanização da lavoura.
“Planta-se, principalmente, como cultura de subsistência, ou seja, para consumo próprio, e vende-se o excedente. No Sul de Minas, entretanto, alguns produtores se especializaram na cultura, utilizando o sistema de rotação com plantio de batata e milho”, detalha.