Missão da CNA promove seminário e rodada de negócios no Chile
Evento foi realizado na sexta (1) em Santiago
Brasília (01/09/2023) – O grupo de empresários rurais do setor de mel e derivados que faz parte da missão comercial da CNA no Chile participou, na sexta (1), de um seminário sobre exportação e de uma rodada de negócios com compradores locais.
A missão foi organizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil dentro do projeto Agro.BR, uma parceria da CNA com a Apex-Brasil para ampliar e diversificar a pauta exportadora.
A abertura do seminário foi feita pelo coordenador de Promoção Comercial da Diretoria de Relações Internacionais da CNA, Rodrigo da Matta, e pelo embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Soares Pacheco. O evento tratou de questões regulatórias, certificação, importação e distribuição de produtos apícolas no mercado chileno.
“Com as ações do Agro.BR, buscamos cada vez mais diversificar a pauta de exportação de produtos do setor de alimentos. Nesta missão estamos trabalhando para levar mais mel brasileiro de qualidade para o mercado internacional”, destacou Matta.
O embaixador do Brasil no Chile falou da relevância das relações comerciais entre os dois países e destacou o acordo de livre comércio, vigente desde janeiro de 2022, como um atrativo para a ampliação no fluxo de negócios, em particular nos gêneros agroalimentares.
Segundo Pacheco, o Chile é o segundo parceiro comercial do Brasil na América Latina. “E o Brasil é o terceiro maior parceiro comercial do Chile no mundo. O fluxo comercial tem batido recordes anuais e somos muito otimistas em relação ao presente e ao futuro da relação entre o Brasil e o Chile. Missões dessa natureza, que a CNA está promovendo, fazem com que os empresários dos dois lados passem a ter um conhecimento mais específico sobre as relações bilaterais e possibilite mais oportunidades”, disse o embaixador.
Para chefe do Setor de Promoção Comercial do Brasil no Chile, Felipe Neves, o principal desafio das relações comerciais entre os dois países é o desconhecimento mútuo dos empresários sobre as oportunidades de negócios. “O Brasil poderia estar mais presente no Chile com produtos e uma maior diversificação, em particular no setor agropecuário”, enfatizou aos empresários também explicando sobre a importância da missão comercial da CNA.
Durante o seminário, o coordenador de Saúde da Apicultura do governo chileno, Mario Gallardo, falou sobre o papel da secretaria no processo que envolve as questões regulatórias para produtos apícolas no Chile. A representante do Instituto de Investigações Agropecuárias (Inia) do Chile, María Teresa Pino, fez uma palestra sobre as certificações e regulamentações necessárias para entrar no país com produtos apícolas.
O empresário Diego Chanes, da SHAMS, uma das maiores importadoras de alimentos do Chile, fez uma palestra aos empresários rurais brasileiros sobre importação e distribuição de produtos “saudáveis” no mercado do Chile.
Rodadas de Negócios – A CNA também realizou uma rodada de negócios entre os empresários brasileiros e compradores chilenos. “Foram mais de 30 encontros de negócios para essas empresas da missão poderem apresentar seus produtos”, afirmou a assessora de Relações Internacionais da CNA, Rita Padilla.
“Durante três meses organizamos essa missão e viemos preparando os empresários com informações sobre o mercado internacional de mel e derivados. Estamos confiantes de que bons negócios sairão destas rodadas”, explica Matta.
No sábado (2), os integrantes da missão realizarão visitas técnicas e encontros com potenciais compradores locais. Na próxima semana, de segunda (4) a sexta (8), o grupo participa do Congresso Apimondia, principal evento internacional do setor.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte