ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Missão da CNA visita centros comerciais em Xangai
GREENLAND

Iniciativa foi realizada de 27 a 31 de maio, em parceria com a ApexBrasil

4 de junho 2024
Por CNA

Brasília (04/06/2024) – Na missão comercial da CNA à China, a comitiva de empresários rurais do projeto Agro.BR visitou supermercados, um centro de transmissão e produção de conteúdo de marketing e uma exposição permanente para produtos estrangeiros, em Xangai.

A missão foi realizada de 27 a 31 de maio, em parceria com a ApexBrasil, e fez parte das celebrações dos 50 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a China.

Na quinta (30), o grupo conheceu a Aliança de Comércio Eletrônico e Livestreaming de Xangai, um centro de transmissão e produção de conteúdo de marketing voltado ao mercado chinês.

Durante a visita, foi apresentada uma série de indicadores referentes ao mercado de produtos em ambiente digital na China, além da exibição do estúdio onde são transmitidas as lives.

“Foi possível perceber o potencial gigantesco para o livestreaming shopping no país. É esperado que em 2025 o comércio por meio desta modalidade alcance 50% de todo o montante transacionado de maneira digital na China”, afirmou o assessor de Relações Internacionais da CNA, Pedro Rodrigues.

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Segundo ele, iniciativas de inteligência de mercado, análise de sentimento e algoritmos de recomendação já são amplamente utilizadas no mercado chinês para a identificação e direcionamento eficiente do marketing digital, o que contribui como peça chave para o impulsionamento das marcas e produtos na China.

Também na quinta (30), os empresários visitaram o Greenland Global Trade Port um espaço de exibição permanente para produtos estrangeiros e chineses no mercado local. Ele foi construído para a realização da CIIE, maior feira de importação da China e foi adaptado para abrigar pavilhões e lojas de todos os países interessados em manter uma exibição permanente dos produtos.

“Atualmente, o Brasil ainda não conta com um pavilhão no local que funciona em uma Free Trade Zone, ou seja, os produtos podem ser comercializados sem a incidência de alíquotas, o que é um atrativo aos empresários que buscam acessar o mercado e aos consumidores que podem adquirir bens importados por preços menores”, disse Pedro.

Visita ao Greenland Global Trade Port Visita ao Greenland Global Trade Port

Na visita, o fundador da Horta da Terra, Bruno Kato, – especializada na produção de bens de origem na Floresta Amazônica – reforçou a importância da missão. “É muito interessante perceber quão grande é o potencial para fazer negócios na China”. Segundo ele, “missões como essa são relevantes para criar conexões locais e ampliar as possibilidades para a exportação de produtos saudáveis com ingredientes amazônicos”.

A programação da missão comercial contou ainda com visitas a supermercados. Na avaliação do assessor da CNA, o que mais chama a atenção é o cuidado das marcas com as embalagens dos produtos. “São caixas muito bem elaboradas e que tiram o foco de outros produtos que não estão preparados neste nível”.

Visita ao supermercado Ole Visita ao supermercado Ole

Rodrigues explicou que as frutas também são muito bem embaladas em caixas que buscam trazer destaque. “Isso é algo que tem crescido nas prateleiras chinesas pois tem-se criado o hábito de utilizar frutas frescas como presentes para ocasiões especiais”, concluiu.

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