ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Núcleo de Relações Institucionais da CNA debate cenário político e plano de ação para 2025
END9276

Grupo se reuniu na terça (25), em Brasília

25 de março 2025
Por CNA

Brasília (25/03/2025) – O Núcleo de Relações Institucionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na terça (25), sua primeira reunião do ano para discutir, entre outros temas, o cenário político nos poderes Legislativo e Executivo e o plano de ação do núcleo para 2025.

Na abertura do encontro, que contou com a presença de representantes das federações de agricultura e pecuária dos estados, o vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner, destacou a importância da atuação das assessorias de relações institucionais para intensificar o diálogo e avançar nas pautas prioritárias do agro.

Em seguida, o diretor técnico Bruno Lucchi apresentou as prioridades da Agenda Legislativa do Agro e os pontos de atenção em relação aos projetos de lei com temáticas de meio ambiente, competitividade e segurança jurídica e que impactam o setor.

Imagem

Durante a reunião, a chefe da Assessoria de Relações Institucionais (ARI) da CNA, Mírian Vaz, afirmou que as federações precisam conhecer as lideranças partidárias do Congresso Nacional e promover uma articulação estratégica para que os lideres entendam as principais necessidades dos produtores rurais.

“A atuação nas Comissões Nacionais da CNA é uma forma de discutir as demandas do setor dentro da porteira, de forma alinhada e assertiva”, disse.

A chefe adjunta da ARI, Anna Carolina Rebelo, falou sobre o cenário político no Executivo e destacou a reforma ministerial nas áreas de comunicação, saúde e relações institucionais e os temas prioritários para o governo neste ano.

Segundo ela, os representantes do setor precisam estar atentos na edição de medidas provisórias e nas normativas infralegais que podem prejudicar o setor produtivo.

Também foram apresentados o cenário político na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, as últimas atualizações sobre o orçamento federal, além do plano de ação do Núcleo de Relações Institucionais.

Áreas de atuação