ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Paisagens Rurais capacita técnicos de campo para atender produtores do Cerrado
Whats App Image 2019 11 29 at 09 35 54

Capacitações acontecem nos sete estados do bioma Cerrado onde o projeto será desenvolvido

29 de novembro 2019
Por Senar

Turma capacitada em Goiás

Brasília (29/11/2019) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está preparando 60 novos técnicos de campo que vão atuar no projeto Paisagens Rurais. Até junho de 2020 a iniciativa vai atender quatro mil produtores em sete estados do bioma Cerrado.

O Paisagens Rurais é uma iniciativa financiada pelo Programa de Investimento Florestal (FIP em inglês), com recursos gerenciados pelo Banco Mundial, coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro e pelo Ministério da Agricultura, Abastecimento (Mapa). Tem como parceiros a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), o Senar, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e a Embrapa.

“O treinamento dos técnicos é sobre a metodologia de assistência técnica e gerencial do Senar e também sobre a metodologia ISA - Indicadores de Sustentabilidade em Agrossistemas”, afirmou o assessor técnico da Diretoria de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Rafael Diego da Costa, que acompanhou o curso em Goiás.

A gestão integrada da paisagem do Cerrado será o foco do projeto, que irá preparar o produtor rural para recuperar e conservar a vegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, além de incentivá-lo a adotar tecnologias de baixa emissão de carbono como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Recuperação de Pastagens Degradadas.

Em novembro o Senar promoveu turmas em Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais. Em dezembro será com técnicos da Bahia, Maranhão e Tocantins.

Whats App Image 2019 11 29 at 09 35 54 1

“Após as capacitações, eles irão a campo identificar e mobilizar produtores para receber assistência técnica e gerencial gratuita pelo projeto com foco em recuperação ambiental produtiva“ ressaltou Costa.

Assessoria de Comunicação CNA

Matérias Relacionadas