Prêmio CNA Brasil Artesanal promove júri popular de geleias

Público do Jardim Botânico, de Brasília, avaliou os produtos
Brasília (14/04/2025) – O público que esteve no Jardim Botânico de Brasília, no sábado (12), teve a oportunidade de participar do júri popular para avaliar as dez geleias finalistas do Prêmio CNA Brasil Artesanal.
O processo de avaliação ocorreu nas categorias simples e mistas e os participantes atribuíram notas para cada produto que estava sem identificação. Aproximadamente 180 pessoas participaram da degustação.

A assessora técnica da CNA Fernanda Regina Silva ressalta a importância de levar os produtos para degustação do público. "Os consumidores têm um papel fundamental no processo de avaliação, por isso a etapa do júri popular tem um peso maior na composição da nota final”.
As geleias finalistas são produzidas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Minas Gerais e Maranhão.

A publicitária Ana Paula Gomidi soube do concurso por uma amiga e foi uma das primeiras a participar da degustação.
"Sou fã de geleia e achei fantástica essa iniciativa de valorizar quem produz artesanalmente. Todas são muito boas e a gente realmente sente o sabor da fruta e dos outros ingredientes, no caso das geleias mistas", destacou Ana Paula.

O casal Regina e Roberto Sbano estava no Jardim Botânico para fazer uma trilha em comemoração aos 25 anos de casamento e aproveitou a oportunidade para participar da votação.
"A gente veio praticar atividade física e achou muito interessante a degustação. Como elas não tinha identificação, foi um exercício interessante tentar adivinhar o sabor", disse Regina.
Antes dessa etapa, as geleias finalistas passaram por uma avaliação de um júri técnico, que analisou 245 geleias.
O concurso também irá avaliar a história do produto com a análise do conhecimento tradicional, a contribuição para a autonomia econômica do produtor, a sustentabilidade e o aspecto diferencial ou original do produto.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal de geleia é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a com a Embrapa Agroindústria de Alimentos, Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL/SAA SP) e Sebrae.
A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos, cafés especiais, mel e cerveja. Estão abertas as inscrições para a edição de queijo artesanal.
Fotos: Wenderson Araujo