Queijo traz o sabor e a tradição da Serra da Mantiqueira
Produção familiar ficou em segundo lugar no Prêmio CNA Brasil Artesanal
Brasília (29/07/2022) – Uma família com uma tradição centenária para a produção artesanal. Uma localização com as condições adequadas. O resultado: um queijo vencedor do produtor rural Francisco Barros, um dos mais bem avaliados do Prêmio CNA Brasil na categoria “artesanais com 30 a 180 dias de maturação”.
Barros vem de uma família que produz queijos há mais de 120 anos no município de Alagoa, Minas Gerais. A prática passou de pai para filho e já venceu diversos prêmios no Festival do Queijo e Azeite de Alagoa e na Expoqueijo Araxá.
“Hoje minha produção é de leite próprio e totalmente familiar. Eu e minha família que fazemos tudo. Pertenço à terceira geração e meus filhos já estão seguindo nosso caminho”, afirmou.
O produtor explica que o clima, o tipo de gado, a pastagem e a altitude da cidade, localizada na Serra da Mantiqueira, contribuem para um queijo diferenciado.
“Nosso queijo foi chamado, por muito tempo, de queijo parmesão porque a fabricação começou com uma receita trazida por um italiano que achou o clima parecido com o de Parma, na Itália. Depois de vários estudos e pesquisas, já não é mais chamado parmesão. Hoje, nós temos um queijo com regulamento técnico com identidade ‘queijo artesanal de Alagoa’ e terroir próprio.”
Segundo Barros, ele se inscreveu no prêmio CNA Brasil porque acredita que o concurso foi uma oportunidade de mostrar seu produto.
“Achei que seria uma ótima oportunidade de mostrar que nossos queijos são muito bons, que o queijo artesanal tem qualidade, sabor e muita história envolvida. Já é um salto de visibilidade e isso já nos impulsiona muito.”
Com o valor recebido, o produtor ressalta que pretende alavancar as vendas. “No meio de tantos queijos conseguimos ficar em segundo lugar, e cada prêmio que a gente ganha mostra que nossos queijos são muito saborosos”, disse. “Esse concurso foi um divisor de águas, valorizando o queijo artesanal brasileiro. É isso que os produtores precisam: ser valorizados e ter espaço para mostrar seus queijos para todo o Brasil”.
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