Mato Grosso
Notícias
Senar-MT transforma vidas apoiando 38 centros de equoterapia no estado
Neste dia 9 de agosto, celebramos o Dia Nacional da Equoterapia, uma data especial que nos convida a reconhecer e valorizar o poder transformador da interação entre seres humanos e cavalos.
Por: Ana Frutuoso
Fonte: Ascom Senar-MT
Neste dia 9 de agosto, celebramos o Dia Nacional da Equoterapia, uma data especial que nos convida a reconhecer e valorizar o poder transformador da interação entre seres humanos e cavalos. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) entende que a prática vai além do aspecto terapêutico e apoia 38 centros de equoterapia em todo o estado, promovendo uma jornada de cura e crescimento marcada pela conexão profunda e enriquecedora entre o homem e o animal.
A terapia promovida pelo Senar-MT trouxe grandes avanços para o filho de Sirlei Araújo em 2002, e motivada por essa evolução, Sirlei decidiu converter a chácara da família no Centro de Equoterapia Nativo, que hoje oferece atendimento a 200 crianças com parceria do Senar-MT.
“O relato dos pais sobre a melhora dos filhos é fenomenal, pois vejo que a prática é o melhor que poderíamos proporcionar aos nossos praticantes e filhos. Nós, como mães de crianças especiais, sabemos que não é fácil e, além de proporcionar um espaço de terapia, também é um local de acolhimento”, conta Sirlei.
Ela considera o Centro sua segunda família, pois conhece de perto a história dos praticantes e participa ativamente de cada evolução, encarando o trabalho como uma missão pessoal de transformar vidas. “O Senar-MT é um parceiro que está conosco há 10 anos, ajudando a manter os atendimentos, a equipe e a compra de materiais, sendo fundamental na nossa jornada com a equoterapia”, complementa Sirlei.
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Apenas no primeiro semestre deste ano, foram realizados quase 14 mil atendimentos.
Os cavalos são os verdadeiros protagonistas dessa jornada, oferecendo não apenas sua força e estabilidade, mas também sua sensibilidade e compreensão, ajudando a construir pontes que levam a um galope de conexão, criando um ambiente de apoio e transformação.
Para a coordenadora de Promoção Social do Senar-MT, Aline Poliane Oliveira, o relato de cada avanço, cada sorriso e cada conquista é uma prova do impacto positivo que o Senar-MT pode oferecer na vida dessas pessoas.
“O envolvimento do Senar garante que essas atividades sejam realizadas com a máxima qualidade, contando com profissionais capacitados e infraestrutura adequada. Isso não só potencializa os resultados terapêuticos, mas também assegura que cada sessão seja realizada de forma segura e eficaz. Assim, é um recurso do produtor rural voltando para a população em forma de ações sociais, transformando vidas”, conclui a coordenadora de Promoção Social.