Logo CNA

Paraná

SENAR-PR apoia Grupo de Trabalho de hortifrútis
GT hortfrut w

Objetivo é promover ações que garantam a segurança alimentar

28 de março 2019

Por: Comunicação Social - Sistema FAEP/SENAR-PR

O SENAR-PR vai promover ações em boas práticas agrícolas e rastreabilidade vegetal na cadeia produtiva de hortaliças e frutas para apoiar ações do Grupo de Trabalho (GT) Agroalimentar, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Diversas entidades fazem parte dessa organização, entre elas Ceasa, Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Curitiba (SMAB), Emater, Sebrae-PR e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Curitiba. A oficialização da contribuição do SENAR-PR ocorreu em reunião realizada na sede da entidade, no dia 15 de março.

O SENAR-PR participa das reuniões desse grupo desde o início das atividades, no fim de 2017. A ideia da constituição dessa organização é alcançar níveis mais elevados de segurança alimentar, por meio da contribuição especializada de cada entidade participante. A Emater, por exemplo, atuará com a extensão rural especializada. Um grupo de 13 cooperativas da RMC está alinhada com o trabalho, que demonstram interesse em participar de um modelo de testes. Dentro dessas entidades foram escolhidos 15 produtores de cada cooperativa para integrarem essa iniciativa. “O nosso desafio é o projeto de desenvolvimento integrado na região metropolitana, no setor agroalimentar. Temos alguns desafios como diretrizes, um deles é o encadeamento institucional, onde o SENAR-PR tem uma expertise na capacitação, trazendo conhecimento e inovação para todo o trabalho do GT. Cada instituição participa dentro da sua expertise e dentro desse trabalho define quais são os projetos prioritários”, revela Luiz Dâmaso Gusi, coordenador do GT e secretário da SMAB.

A engenheira agrônoma do SENAR-PR Vanessa Reinhart, enfatiza que a contribuição da instituição com o GT vai de encontro com a atuação no setor de hortifrútis. “O Programa HortiMais, que existe desde 2016, conta hoje com um portfólio completo de treinamentos aos produtores de hortifrútis que buscam processos produtivos mais eficientes e produção de alimentos seguros, com qualidade e rastreabilidade”, avalia. Os 13 módulos de treinamento do Programa HortiMais estão disponíveis no site www.programahortimais.com.br .

Rastreabilidade vegetal

No dia 2 de maio, técnicos e instrutores do SENAR-PR vão participar de um treinamento sobre o Agri Trace Rastreabilidade Vegetal. Esse sistema desenvolvido pelo Instituto CNA (Confederação Nacional da Agricultura) ajuda produtores de frutas e hortaliças a atender as regras definidas pela Instrução Normativa (IN) Conjunta ANVISA/DAS-MAPA 02 de 7 de fevereiro de 2018. Este instrumento define procedimentos para a aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana, para fins de monitoramento e controle de resíduos de defensivos agrícolas em todo o território nacional.

Matérias Relacionadas