SIC 2024: CNA debate novas regulamentações da União Europeia
Diretora de Relações Internacionais participou de painel na Semana Internacional do Café
Belo Horizonte, MG (21/11/2024) - A diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sueme Mori, participou do painel “Brasil e as novas regulamentações da União Europeia: ameaça ou oportunidade?”, na quinta (21), durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG).
Sueme foi a mediadora do debate, que contou com a presença do CEO do Cecafé, Marcos Matos, da presidente do conselho da Global Coffee Platform (GCP), Adriana Mejía, e da pesquisadora associada da CSR/UFMG, Débora Assis.
Em sua fala, a diretora citou o movimento da União Europeia a respeito das novas legislações ambientais, com destaque para a Lei Antidesmatamento (EUDR). Segundo ela, em 2019 o bloco econômico lançou uma política de descarbonização chamada de Pacto Verde (Green Deal) com o objetivo de atingir a neutralidade climática até 2050.
“Para alcançar esse objetivo, a União Europeia soltou novas regulamentações e medidas que afetam diversos setores, incluindo o agro. A mais conhecida é a EUDR, que traz requisitos para a entrada de produtos de sete cadeias (carne bovina e couro, óleo de soja, cacau, borracha, café, óleo de palma e madeira) nos países europeus ”, disse.
Em sua avaliação, a medida é unilateral e punitiva, não respeita o Código Florestal Brasileiro e não traz a possibilidade de cooperação ou mecanismos de regularização ambiental para o produtor rural.
Sueme Mori explicou que a Lei Antidesmatamento traz ainda um sistema de classificação de países por risco (baixo, padrão ou alto) e a obrigatoriedade para que a Comissão Europeia faça a revisão da lei para ampliar o escopo e incluir outras cadeias.
“O setor agropecuário vê com muita preocupação a lei, especialmente porque a União Europeia é o segundo principal destino das exportações de produtos agropecuários do Brasil. Só em 2023, exportamos US$ 21 bilhões em receita”, afirmou a diretora da CNA.