ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

SIC 2024: CNA debate novas regulamentações da União Europeia
Whats App Image 2024 11 21 at 16 46 11

Diretora de Relações Internacionais participou de painel na Semana Internacional do Café

21 de novembro 2024
Por CNA

Belo Horizonte, MG (21/11/2024) - A diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sueme Mori, participou do painel “Brasil e as novas regulamentações da União Europeia: ameaça ou oportunidade?”, na quinta (21), durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG).

Sueme foi a mediadora do debate, que contou com a presença do CEO do Cecafé, Marcos Matos, da presidente do conselho da Global Coffee Platform (GCP), Adriana Mejía, e da pesquisadora associada da CSR/UFMG, Débora Assis.

Em sua fala, a diretora citou o movimento da União Europeia a respeito das novas legislações ambientais, com destaque para a Lei Antidesmatamento (EUDR). Segundo ela, em 2019 o bloco econômico lançou uma política de descarbonização chamada de Pacto Verde (Green Deal) com o objetivo de atingir a neutralidade climática até 2050.

“Para alcançar esse objetivo, a União Europeia soltou novas regulamentações e medidas que afetam diversos setores, incluindo o agro. A mais conhecida é a EUDR, que traz requisitos para a entrada de produtos de sete cadeias (carne bovina e couro, óleo de soja, cacau, borracha, café, óleo de palma e madeira) nos países europeus ”, disse.

Imagem

Em sua avaliação, a medida é unilateral e punitiva, não respeita o Código Florestal Brasileiro e não traz a possibilidade de cooperação ou mecanismos de regularização ambiental para o produtor rural.

Sueme Mori explicou que a Lei Antidesmatamento traz ainda um sistema de classificação de países por risco (baixo, padrão ou alto) e a obrigatoriedade para que a Comissão Europeia faça a revisão da lei para ampliar o escopo e incluir outras cadeias.

“O setor agropecuário vê com muita preocupação a lei, especialmente porque a União Europeia é o segundo principal destino das exportações de produtos agropecuários do Brasil. Só em 2023, exportamos US$ 21 bilhões em receita”, afirmou a diretora da CNA.

Áreas de atuação