ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Sistema CNA/Senar participa do “Diálogos pelo Clima”
Painel embrapa

Encontro na Embrapa abre série de eventos que propõem soluções de mitigação e adaptação às mudanças climáticas

7 de maio 2025
Por CNA

Brasília (07/05/2025) – O Sistema CNA/Senar participou da abertura do evento “Diálogos pelo Clima”, promovido pela Embrapa, em Brasília, na quarta (7). A entidade é uma das apoiadoras do encontro.

A iniciativa irá discutir propostas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas na agricultura, com foco em segurança alimentar e sustentabilidade. O primeiro dia marca o início de uma jornada nacional que irá percorrer os biomas brasileiros ao longo do ano.

Serão sete encontros regionais que visam levantar soluções alinhadas às particularidades de cada território, além dos desafios atuais e das oportunidades para transformar a agricultura tropical em um modelo de produção cada vez mais resiliente.

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, esteve na abertura e reforçou a parceria entre as instituições e o papel estratégico da pesquisa na projeção do agro tropical.

“A Embrapa é nosso principal produto internacional. Essa sinergia faz com que a pesquisa, a transformação e a tecnologia caminhem lado a lado”, afirmou.

Por sua vez, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, destacou o apoio institucional do Sistema CNA/Senar. “Desde o primeiro momento, quando levamos a proposta da jornada pelo clima, a entidade confiou na nossa jornada e no nosso trabalho”.

Silvia Massruhá Silvia Massruhá

O encontro reforça o compromisso das entidades com a sustentabilidade no campo e com o protagonismo do Brasil na construção de soluções que serão apresentadas na COP30, que acontece em novembro, em Belém (PA).

O diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, também participou da abertura.

Bruno Lucchi e Daniel Carrara Bruno Lucchi e Daniel Carrara

Painel - Rodrigo Lima, consultor da CNA participou de mesa-redonda sobre “Desafio multiescalar da mudança do clima e oportunidades para inovação disruptiva”, no final da manhã.

Segundo ele, a COP30 será uma oportunidade de discutir e mostrar para o mundo a sustentabilidade da agropecuária brasileira e o papel do país para contribuir com a segurança alimentar, energética e climática.

Rodrigo Lima Rodrigo Lima

“Hoje, tratamos da agricultura em conjunto com as soluções energéticas, climáticas e a segurança alimentar. A palavra-chave para o setor é pesquisa e inovação. É por meio dela que seremos capazes de enfrentar os desafios climáticos com eficácia e sustentabilidade”, disse.

Participaram do debate o deputado federal Arnaldo Jardim; o coordenador de Estratégias sobre Mudança do Clima na Agropecuária do Ministério da Agricultura, Ronaldo Teixeira, e o gerente de Mudança do Clima da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Adriano Scarpa. A moderação foi de Clenio Pillon, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas