Mato Grosso
Notícias
Vilmondes Tomain marca presença na 62ª Festa do Boi no Rio Grande do Norte
Presidente da Famato, Vilmondes Tomain, está em Parnamirim, Rio Grande do Norte, prestigiando a 62ª edição da tradicional Festa do Boi, realizada no Parque Aristófanes Fernandes
Por: Vania Costa
Fonte: Ascom Famato
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, está em Parnamirim, Rio Grande do Norte, prestigiando a 62ª edição da tradicional Festa do Boi, realizada no Parque Aristófanes Fernandes. A festa teve início nesta sexta-feira (11/10) e segue até o dia 19 de outubro. O evento, é promovido pela Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (ANORC), Governo do Estado, Sebrae e Prefeitura de Parnamirim e conta como parceiros: Sicoob, AGN, FAERN SENAR, Banco do Nordeste e Governo Federal. A feira se consolida como a maior feira de negócios do setor agropecuário do Norte e Nordeste do Brasil, atraindo expositores e produtores de diversas regiões do país.
Com expectativa de movimentar cerca de R$ 80 milhões em negócios, a Festa do Boi 2024 reúne mais de 3.000 animais, entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos. Entre as atrações deste ano, estão cinco leilões de animais de alto padrão genético, um torneio leiteiro, além de exposições de raças e a tradicional programação cultural que acompanha o evento.
Em sua fala, Vilmondes Tomain expressou o privilégio de representar Mato Grosso, uma das maiores potências agrícolas do Brasil, em um evento de tamanha relevância como a Festa do Boi. Segundo ele, a integração entre os estados é fundamental para o crescimento conjunto do setor. “Estar aqui é uma grande honra, não só pela magnitude do evento, mas pela oportunidade de compartilhar e absorver conhecimentos com nossos colegas do Nordeste. A troca de experiências é vital para que o agronegócio continue a se desenvolver de forma sustentável, eficiente e com respeito ao meio ambiente, algo que Mato Grosso tem buscado liderar”, afirmou.
Ele também destacou a importância das inovações tecnológicas e das boas práticas que estão sendo apresentadas durante a feira. “Os leilões e exposições não são apenas uma vitrine de qualidade genética, mas também um espaço para conhecermos inovações em manejo, nutrição e bem-estar animal, que podem ser aplicadas em outras regiões, como Mato Grosso, que também é referência em produtividade agropecuária.”
Além de celebrar o agronegócio, a Festa do Boi 2024 marca os 65 anos da ANORC, instituição que desempenha papel essencial no desenvolvimento do setor no Rio Grande do Norte. Com a participação de mais de 150 expositores, o evento promove o encontro de grandes nomes do setor, gerando parcerias e novas oportunidades de negócios.
Com uma programação que se estende até o dia 19 de outubro, a feira deve atrair milhares de visitantes, reforçando sua importância para a economia regional e nacional.
Vilmondes Tomain destacou que eventos como esse são “pontes que aproximam diferentes realidades do Brasil agro, permitindo que aprendamos uns com os outros e cresçamos juntos”.