Mato Grosso
1º Encontro da Comissão Famato Mulher reúne mais de 50 lideranças femininas
O evento debateu a participação da mulher no agro, soluções para o setor e maior engajamento da mulher dentro e fora da porteira
Por: Ascom famato
Fonte: Ascom Famato
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) realizou, nesta quarta-feira (30/08), o 1º Encontro da Comissão Famato Mulher. A ação reuniu mais de 50 mulheres do agro vindas de vários municípios do estado. O encontro aconteceu no auditório do Edifício Cloves Vettorato, em Cuiabá. O evento debateu a participação da mulher no agro, soluções para o setor e maior engajamento da mulher dentro e fora da porteira.
O diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha, deu as boas-vindas às participantes e destacou a necessidade de ampliar a participação das mulheres no sistema sindical rural. “Acredito que precisamos ampliar a participação feminina no agronegócio, as inspirando e fazendo com que elas se desafiem, valorizando o potencial de cada uma, permitindo que sejam vozes, ouvidos e mãos na sustentabilidade da cadeia produtiva do agro”, disse o diretor.
A presidente da Comissão Famato Mulher, Luciana Tomain, ressaltou a importância da comissão para a representatividade do setor agropecuário e ainda ressaltou que as mulheres são essenciais para o sistema do agronegócio.
“O objetivo deste encontro é engajar cada vez mais mulheres, que tenham o nobre ofício de trabalhar pelo setor produtivo rural, seja dentro ou fora da porteira, pela família e pela sociedade em geral. E isso a gente faz bem-feito e do qual precisamos nos orgulhar. Somos organizadas e temos força para alavancar ainda mais o sistema sindical e o agronegócio mato-grossense”, disse Luciana Tomain.
No decorrer do evento, a presidente Luciana, contou um pouco da sua história de vida e o que a levou ao campo, como ela começou a produzir ao lado do esposo, o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, e também reforçou a importância de se criar novas lideranças femininas no agro.
Com o tema “O Agro também é delas” a palestrante, jornalista especialista em Agronegócio e fundadora do portal Sou Agro Sirlei Benetti destacou habilidades em comunicação e falou sobre o cuidado com as emoções.
Já a neuro psicopedagoga, Sandra Souza, falou sobre o autoconhecimento aliado ao protagonismo da mulher, medos e emoções.
As participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre os cursos, programas e palestras oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) voltados para o público feminino, tais como o Programa Mulheres em Campo; Valorização da Mulher no Campo; Papel da Mulher na Empresa Rural e entre outros.
Durante todo o dia, de uma palestra para outra, aconteceram sorteios de brindes, brincadeiras, dinâmicas, trocas de experiências e música.
Para finalizar o evento, o diretor Administrativo e Financeiro, Robson Marques, parabenizou a presidente Luciana pelo engajamento, assim como a equipe técnica da comissão. “A participação feminina é muito importante para debater e fortalecer as ações do agronegócio. Vocês mulheres tem o potencial para serem agentes de transformação na sociedade, rural e urbana, além de somar esforços na defesa dos interesses dos produtores rurais”, disse Robson Marques.
Para fechar com “chave de ouro”, o encontro foi selado com um brinde e votos de prosperidade para a Comissão Famato Mulher.
Assembleia Geral – No mesmo dia (30/08), período da manhã, o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, apresentou aos presidentes dos sindicatos rurais de Mato Grosso a Comissão Famato Mulher, criada com o objetivo de fortalecer o setor produtivo por meio de ações representativas que alcancem o público rural e urbano.
Na sequência a presidente da Comissão, Luciana Tomain, falou sobre a idealização, o desenvolvimento do projeto, as diretrizes e objetivos. Já a assessora técnica, Gabriela Tomain, discorreu sobre o regimento interno, visão, missão e valores.
Após a participação na Assembleia, às mulheres fizeram um “tour” pelo Edifício Famato, onde conheceram as estruturas da Famato, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Instituto AgriHub. A gestora de Desenvolvimento Regional do Imea, Vanessa Gasch, apresentou os dados do agronegócio em Mato Grosso. A trainee de Inovação Aberta do AgriHub, Aline Cassiano, apresentou o instituto e discorreu sobre os projetos desenvolvidos pelo hub para subsidiar os produtores rurais nas tomadas de decisão.