Campo Futuro levanta custos de produção de sete culturas
Técnicos do projeto passarão por Minas Gerais, Rondônia, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Alagoas
Brasília (20/05/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com universidades e centros de pesquisa, realiza durante toda a semana, painéis do Projeto Campo Futuro para levantar os custos de produção da cafeicultura, pecuária de leite, cana-de-açúcar, silvicultura, avicultura, suinocultura e horticultura.
A coleta de dados acontecerá nos estados de Minas Gerais, Rondônia, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Alagoas e contará com a participação de produtores rurais, pesquisadores e técnicos.
A iniciativa alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.
Nesta segunda (20), os municípios de Monte Carmelo (MG) e Jaru (RO) receberam os técnicos do projeto para levantamento dos custos de café e bovinocultura de leite, respectivamente.
Café – Os resultados prévios do levantamento de custos do café arábica em Monte Carmelo apontam aumento das despesas com corretivos, fertilizantes e mão de obra, em relação ao painel realizado em 2018.
“Esses aumentos de custos resultaram em uma alta de 12% no Custo Operacional Efetivo (COE). Com maiores valores das depreciações e pró-labore o Custo Operacional Total (COT) superou em 14% o do ano passado”, afirmou o técnico do Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA), Matheus Mangia.
Para o produtor Leandro Rodrigues de Freitas, a reunião foi importante para entender a importância dos custos de produção. “Precisamos de soluções governamentais para que a cafeicultura da região consiga sobreviver e se sobressair a esse cenário de queda de preço e crise”.
Painel de café em Monte Carmelo (MG)
Confira a programação dos painéis até sexta:
Terça (21/05)
Café – Guaxupé (MG)
Café – Franca (SP)
Cana-de-açúcar – João Pessoa (PB)
Leite – Ouro Preto do Oeste (RO)
Silvicultura (Eucalipto) – Três Lagoas (MS)
Avicultura e Suinocultura – Videira (SC)
Quarta (22/05)
Silvicultura (Eucalipto) – Campo Grande (MS)
Leite – Rolim de Moura (RO)
Horticultura – Campo Grande (MS)
Suinocultura – São Miguel do Oeste (SC
Quinta (23/05)
Cana-de-açúcar – Recife (PE)
Horticultura (Mandioca) – Camapuã (MS)
Sexta (24/05)
Cana-de-açúcar – Maceió (AL)
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil