CNA anuncia melhores molhos de pimenta do Prêmio Brasil Artesanal

Cerimônia aconteceu na noite de segunda (24), em Brasília

Por CNA 24 de novembro 2025
Compartilhe:
Whats App Image 2025 11 24 at 20 34 36 2

Brasília (24/11/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na segunda (24), uma cerimônia para premiar os vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal - Molho de Pimenta.

A cerimônia celebrou a diversidade da produção artesanal brasileira em evento no restaurante Ticiana Werner Restaurante & Wine Bar, em Brasília, e reuniu finalistas do concurso, familiares, presidentes de federações, diretores do Sistema CNA/Senar, parlamentares e representantes do setor produtivo.

O prêmio integra o Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA e é promovido em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL/SAA-SP).

A iniciativa valoriza alimentos artesanais produzidos por pequenos e médios produtores rurais e busca fortalecer a originalidade, a identidade regional e a profissionalização do setor.

Bruno Lucchi, diretor técnico da CNA, destacou que a premiação valoriza a produção artesanal.

“Nós buscamos ampliar a visibilidade desses produtos. A cada edição fica claro que qualidade, criatividade e autenticidade andam lado a lado com a resiliência, o empreendedorismo e a paixão que o produtor coloca no que faz”, disse.

Imagem

Para Fábio Krieger, gerente de competitividade do Sebrae Nacional, a parceria entre as entidades, com o programa “Juntos pelo Agro”, fortalece o pequeno produtor.

“Conseguimos garantir um bom acompanhamento para que os premiados avancem cada vez mais. Os resultados que temos mostram que, com esse apoio conjunto, os vencedores realmente conseguem se destacar no mercado”, afirmou.

Imagem

Para Fernanda Regina Silva, assessora técnica da CNA e organizadora do prêmio, a premiação representa o reconhecimento à originalidade e ao impacto econômico que os produtos artesanais geram nos territórios.

“Cada produtor que chega até aqui traz uma história e uma identidade única. Valorizar esses molhos é valorizar quem transforma ingredientes simples em cultura, renda e oportunidades”.

O embaixador do México, Carlos García, participou da cerimônia de premiação.

Vencedores - Os três primeiros colocados de cada categoria receberam certificados, valores em dinheiro e os Selos Ouro, Prata e Bronze. Dividido nas categorias Agridoce e Salgada, o concurso selecionou os cinco melhores produtos em cada grupo, avaliados por um júri técnico e pelo júri popular.

No grupo de “Molho de Pimenta - Agridoce”, o primeiro lugar ficou para o Sítio Boca do Mato, de Mambaí (GO). A produtora Iasminy de Paula agradeceu às famílias que fazem o fornecimento da cagaita para que o molho vencedor seja produzido.

“Sem eles, esse projeto não teria chegado até aqui. Minha intenção é que o sabor do nordeste goiano e do cerrado possa chegar à mesa de todas as pessoas”, disse.

Imagem

Em segundo lugar, ficou o "Molho Sabor da Colônia”, de Turuçu (RS), da produtora Vera Tuchtenhagen. A terceira posição ficou com Thiago Badalotti, dos Molhos Tchagos, de Ascurra (SC).

O quarto lugar ficou com a marca “Picância Exótica”, de Natividade (RJ), da produtora Lívia Almeida. E a quinta posição foi para Pedro Oliveira, com a marca Gourmet Caliente - Golden Pepper, de Brasília (DF).

Imagem

Na categoria “Molho de Pimenta - Salgado”, o primeiro lugar ficou com Álvaro Pessoa, com a marca Bonetto, “Mais que Vencedor", de Rio Verde (GO).

Para ele, o Senar Goiás é um condutor importante nessa caminhada e, seu filho, o principal motivador.

“Espero que pequenos produtores, como eu, possam sempre ser projetados por meio desse prêmio”, ressaltou.

Imagem

O segundo colocado foi Wilson Lopes, com Pimentas Will, de Brasília (DF). Ângelo Carrancho, com a pimenta Mistura Fina, ficou em terceiro lugar.

Em quarto lugar ficou Rogério de Freitas, com Senhor Acepipes - Piripaque, de São Paulo (SP), e o quinto lugar foi para Pedro Oliveira, com o molho Tropicaliente, de Brasília (DF).

Imagem

Desde 2019, o Prêmio CNA Brasil Artesanal já promoveu concursos dedicados a queijos, geleias, chocolates, cachaças, salames, charcutaria, azeites, vinhos, cafés especiais, mel e cerveja, fortalecendo a diversidade e a riqueza gastronômica do país.

Áreas de atuação relacionadas