CNA realiza etapa do júri popular do Prêmio Brasil Artesanal - Molho de Pimenta

Evento aconteceu em Salvador, na Bahia

Por CNA 17 de outubro 2025
Compartilhe:
Pba publico

Brasília (17/10/2025) – O Prêmio CNA Brasil Artesanal - Molho de Pimenta promoveu, na sexta (17), a etapa do júri popular, realizada no Salvador Shopping, próximo a loja da Centauro. O evento atraiu consumidores para uma experiência sensorial com os 10 molhos finalistas do concurso.

Durante a ação, o público degustou amostras sem identificação das marcas e avaliou o aroma, a textura e o sabor dos produtos. Os molhos foram previamente selecionados por um júri técnico que analisou mais de 90 amostras das categorias salgada e agridoce, de diferentes regiões do Brasil.

Entre os finalistas estão representantes dos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

A assessora técnica da CNA e organizadora do concurso, Fernanda Regina da Silva, destacou o papel da iniciativa na valorização da produção artesanal. “O Prêmio é uma vitrine para a criatividade e a dedicação dos produtores, que transformam ingredientes simples em produtos de alto valor e identidade regional”, afirmou.

A próxima etapa é de análise das histórias dos produtores finalistas e, além disso, os participantes que cultivam suas próprias matérias-primas receberão bônus de 10% na pontuação final.

Os melhores molhos de pimenta serão reconhecidos com premiações em dinheiro para os cinco primeiros colocados de cada categoria. Os três primeiros receberão ainda o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

Entre os participantes do júri popular, a experiência foi marcada pela curiosidade. Para Antônio José, o evento foi uma oportunidade de conhecer a diversidade para além do uso tradicional da pimenta nas receitas do dia a dia.

“A gente conhece pimenta naquela muqueca, naquele acarajé, mas aqui tivemos a oportunidade de experimentar, desde a mais ácida, voltada para o doce e outra mais para o lado mais picante”, disse. 

O ecogastrônomo e pesquisador da alimentação, Alberto Viana, destacou a importância do júri popular. Para ele, o momento marca a valorização dos empreendedores que transformam ingredientes regionais em produtos de excelência.

“Com sabores que traduzem a nossa biodiversidade e o talento dos produtores, é muito simbólico que o público baiano, com sua tradição gastronômica, seja o responsável por escolher o melhor entre tantos produtos de qualidade”, afirmou.

Imagem

O Prêmio CNA Brasil Artesanal – Molho de Pimenta é realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL/SAA-SP), e integra o Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, que incentiva a profissionalização e o fortalecimento dos pequenos e médios produtores rurais.

Áreas de atuação relacionadas