Notícias
CNA discute ampliação da pauta feminina no Congresso
Reunião, na terça (7), abordou a pauta prioritária da Comissão das Mulheres do Agro
Brasília (08/05/2024) – A Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA se reuniu, na terça (7), para discutir o planejamento de ações para promoção de uma agenda de mulheres nos Poderes Legislativo e Executivo.
A chefe da Assessoria de Relações Institucionais (ARI) da CNA, Mírian Vaz, apresentou ao grupo um plano com as principais iniciativas e proposições da pauta prioritária das mulheres, tanto no Congresso quanto no Executivo. “O objetivo é estabelecer conexões estratégicas com parlamentares e ministérios para fortalecer a presença feminina”, afirmou.
Entre as ações previstas pela Assessoria está a articulação para aprovação de proposições no Congresso que fomentem a atividade rural das mulheres, a elaboração de pareceres técnicos sobre projetos de lei da pauta prioritária da comissão e o agendamento de reuniões com legisladores para apresentar as demandas das mulheres.
Mírian destacou que 30 parlamentares, entre deputadas e senadoras, estão envolvidas com a pauta feminina no Congresso. Segundo ela, é importante fortalecer o relacionamento com esse público.
Ela também elencou alguns projetos de lei que são prioritários para as mulheres como o PL 308/2022, que estabelece políticas de valorização da mulher rural, e o PL 2501/2020, que trata de incentivos de crédito para mulheres do campo que exerçam atividade microempreendedora.
Outro eixo de atuação da Assessoria de Relações Institucionais em relação à pauta das mulheres é nos órgãos do poder Executivo. A assessora Luana Medeiros explicou que foi feito um levantamento, nos ministérios, dos programas e projetos que podem ter a participação da Comissão das Mulheres e/ou possíveis parcerias com a CNA.
"Existe uma janela de oportunidades para as mulheres porque as pautas de gêneros têm evoluído bastante”, afirmou Luana.
Mírian Vaz sugeriu que a comissão da CNA levante os temas de interesse das mulheres para que possam ser trabalhados nas esferas federal, estadual e municipal. A presidente da comissão, Stéphanie Ferreira, explicou que esse levantamento será feito com as participantes e nos estados para serem entregues à ARI.
A reunião também discutiu o andamento das ações nas Comissões Estaduais de Mulheres do Agro. As presidentes das comissões nas Federações de Agricultura e Pecuária do Paraná (Faep) e do Piauí (Faepi) apresentaram as iniciativas em parceria com os sindicatos rurais e reforçaram o crescimento da participação de mulheres nas comissões locais.