ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA leva imprensa para conhecer produção sustentável de frutas no vale do São Francisco
Destaque

Participaram da Press Trip 21 profissionais, entre correspondentes estrangeiros e jornalistas brasileiros

28 de maio 2024
Por CNA

Brasília (28/05/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, de 20 a 22 de maio, uma viagem com correspondentes de veículos de comunicação estrangeiros e jornalistas brasileiros para apresentar a fruticultura na região do Vale do São Francisco, em Juazeiro (BA) e em Petrolina (PE).

A missão mostrou a produção sustentável, a gestão eficiente do uso da água, as tecnologias e os projetos de infraestrutura que transformaram a região no maior polo de frutas do país. Os jornalistas representaram a imprensa da China, Países Árabes, Itália, Argentina, Estados Unidos, Áustria, Suíça, Alemanha, Portugal, Inglaterra e Brasil.

a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori com a equipe do Grupo de Mídia da China

A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, destaca que a união de investimento em tecnologia, conhecimento e agricultura sustentável possibilitam a produção de alto rendimento de frutas tropicais no semiárido brasileiro.

“O Brasil exporta apenas 2,7% de toda a produção de frutas. Então, existe um potencial enorme para abertura de novos mercados. A press trip foi uma oportunidade excelente para mostrar a realidade do agro brasileiro e permitir que os jornalistas tenham contato com os produtores de alimentos, além de obter informações corretas sobre o setor”.

A missão teve início no Centro de Excelência em Fruticultura do Senar, em Juazeiro (BA) com a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda; e do presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Petrolina (PE), Jailson Lira.

Na experiência, os jornalistas conheceram tecnologias para monitoramento e controle de mosca das frutas, das empresas Moscamed e Tarvos; e os produtos regionais na Central da Caatinga às margens do Rio São Francisco.

O produtor Suemi Koshiyama produtz frutas no Vale do São Francisco desde 1983

Uma das visitas foi à fazenda Special Fruit, do produtor Suemi Koshiyama, que produz uvas e mangas em uma área de 700 hectares. No local, os correspondentes conheceram a lavoura de uvas irrigadas por gotejamento e conheceram o processo de beneficiamento das frutas no packing house.

Outra propriedade visitada foi a Agrodan. Com uma área de 1.380 hectares, em Belém de São Francisco (PE), que gera em média 1.400 empregos, o produtor Paulo Dantas é considerado o maior produtor e exportador de mangas do Brasil.

Paulo Dantas é o maior produtor e exportador de mangas do Brasil

No local, os jornalistas tiraram dúvidas sobre o processo produtivo, exigências do mercado internacional e como funciona a relação de trabalho entre o produtor e colaboradores.

Correspondentes estrangeiros e jornalistas brasileiros em travessia no Rio São Francisco

Os jornalistas conheceram o projeto social da Agrodan que beneficia a comunidade da região. O produtor rural construiu uma escola que atende 371 crianças do maternal ao ensino médio em turno integral.

A economia circular esteve no roteiro da visita à fazenda GrandValle, em Casa Nova (BA), focada na produção de uva, manga e agroindústria com produção de suco de uva integral, vinho de mesa, geleias e mel, além da criação de caprinos e ovinos.

Na GrandValle jornalistas conheceram detalhes do projeto de economia circular

As produtoras Lara e Letícia Cecci mostraram como as cascas e sementes de uvas, ricos em fibra, são utilizados como ingrediente ativo complementar na alimentação animal.

Já o esterco animal é utilizado para produzir composto, que é direcionado para a uva e áreas de produção de manga usadas como corretivo de solo para melhorar o solo.

Comitiva também conheceu o Sindicato de Produtores Rurais de Petrolina, em Pernambuco

A press trip foi encerrada na vinícola Terra Nova, do grupo Miolo. Os vinhos produzidos na região são reconhecidos com a única Indicação Geográfica (IG) de vinhos tropicais no mundo.

Com a palavra, os correspondentes

Xu Danna, jornalista do Grupo de Mídia da China (CMG) - “Essa é a minha primeira vez no Vale do São Francisco e foi muito interessante obter muitos conhecimentos sobre uva e a manga, além da alta qualidade alta dos produtos agrícolas da região. Foi impressionante. Eu acredito que o nosso público lá na China vai ter interesse por esse conteúdo e nós, jornalistas do CMG aqui no Brasil, ficamos felizes em mostrar essa riqueza aqui da região.”

Martina Farmbauer, correspondente da Alemanha - “C onhecer a fruticultura do Vale de São Francisco foi uma experiência muito interessante. Tivemos a oportunidade de ver como os produtores se preocupam em conduzir a produção de frutas de forma sustentável com a utilização de técnicas modernas, inclusive no monitoramento de pragas. Todas as informações importantes para que possamos transmitir as informações para os leitores e aos consumidores da Alemanha”.

Carlo Cauti, presidente da Associação dos Correspondentes Estrangeiros – “A experiência foi muito interessante para entender melhor o agro brasileiro de altíssima performance, de altíssimo desempenho que é voltado para exportação, principalmente para a União Europeia. A eficiência é algo que chama atenção para produção de excelência. Entendemos como a pesquisa aliada à busca constante pela melhoria em todos os processos reflete na melhoria da qualidade dos alimentos. Isso deixa o setor agropecuário cada vez mais competitivo”.

Confira todas as fotos da Press Trip

Fotos: Rafael Vieira

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas