Notícias
CNA participa da abertura de evento sobre bioenergia
“Papo Produtivo” ocorreu na terça (14)
Brasília (15/05/2024) – O vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Schreiner, participou, na terça (14), da abertura do evento “Papo Produtivo”, que acontece até quinta (16), em Brasília, com o objetivo de debater questões voltadas ao futuro da bioenergia.
O evento foi organizado pelo deputado federal Zé Vitor (PL/MG), presidente da Frente Parlamentar do Etanol, e é voltado principalmente para gestores públicos municipais e vereadores para debater temas como o papel da bioenergia nos municípios, o pacto bioenergético e trajetórias de sucesso no setor.
Em seu discurso, José Mário destacou o potencial do país na produção de biocombustíveis. “O Brasil tem essa característica de ser o maior país do mundo em energia renovável e nós todos temos de contribuir pra isso”, afirmou.
Neste contexto, ele destacou a importância do debate sobre temas cruciais para o desenvolvimento municipal e falou sobre a atuação do Sistema CNA/Senar e sua capilaridade em todo o país, especialmente por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e dos sindicatos de produtores rurais.
“É nos municípios onde estão as bases. O debate deve começar na base, a discussão passa pelos prefeitos, vereadores, depois pelas assembleias legislativas e governadores, e chega com força em Brasília”, afirmou.
Schreiner lembrou que algumas federações, como Goiás e Minas Gerais, firmaram parcerias com os governos estaduais e prefeituras para estimular o uso do etanol. Segundo ele, esta iniciativa deve se expandir a outros municípios e regiões que possuem veículos em suas prefeituras e câmaras municipais.
O vice-presidente, que também comanda a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), frisou o peso do agro na economia, respondendo por mais de 20% do PIB, quase 30% dos empregos e 50% das exportações, o que reforça a importância dos debates sobre o setor nos municípios.
Para o deputado Zé Vítor, o setor agropecuário brasileiro oferece boa parte da solução que o mundo procura em termos de segurança alimentar e energética. “É o que estamos fazendo nas propriedades rurais com o etanol, que nos dá opções de abastecer nossos veículos com energia limpa. Há muitos anos temos essa possibilidade de escolha”.
O parlamentar destacou também que o país pode contribuir, e muito, com uma agenda verde, não apenas estimulando o uso do etanol, mas mostrando para o mundo o que o país tem feito a partir da produção de energias renováveis.
O “Papo Produtivo” segue na quarta (15), no Senado Federal. Na quinta (16) é o último dia do evento, na sede da CNA.