CNA promove webinar sobre registro internacional de marcas
Treinamento discutiu o Protocolo de Madri, tratado que facilita o registro de marcas em 130 países
Brasília (14/09/2023) – A CNA realizou, na quarta (13) e na quinta (14), o webinar "Marcas e Protocolo de Madri" com a examinadora do Protocolo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Helena Carolina Braga.
O evento foi direcionado para capacitar produtores rurais que participam do projeto Agro.BR e têm interesse em exportar. O Protocolo de Madri é um tratado internacional que permite o depósito e registro de marcas em mais de 130 países.
No primeiro dia, Helena Braga abordou o Protocolo de Madri e o registro internacional de marcas como estratégia de mercado, detalhando as vantagens do registro via protocolo, quais países registrar, estratégias de segmentação de mercados em registros de marcas internacionais, entre outros temas.
“A solicitação pode ser feita no escritório regional do INPI, mas é necessário ter um registro nacional. Se não tiver ao menos um número de pedido, você não consegue fazer o pedido do registro internacional”, explicou.
Helena ressaltou que o protocolo tem várias vantagens para quem quer o registro internacional da marca, entre eles, pagamentos e processos centralizados em uma única ferramenta.
“Você preenche um único formulário, uma única vez, e escolhe quais países quer que sua marca seja registrada. O Protocolo de Madri veio para simplificar e facilitar muito o registro internacional”, disse.
Na quinta (14), a examinadora falou sobre ferramentas, operacionalização e gestão do registro internacional de marcas via Protocolo de Madri. Helena indicou ferramentas de buscas internacionais e para a gestão dos registros internacionais. Tratou também dos formulários e obrigações para requerer registro via Protocolo de Madri.
Ela fez ainda o passo a passo do registro internacional com os participantes, desde a entrada no INPI até a gestão, que é feita por meio da ferramenta Madrid Monitor, da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI).
A assessora de Relações internacionais da CNA, Maria Rita Padilha, afirmou que a webinar foi um treinamento para abordar, com os empresários do Agro.BR , a importância de ter a marca reconhecida internacionalmente.
Para mais informações sobre o Protocolo, acesse: https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/marcas/protocolo-de-madri
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte