ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Mato Grosso

CT Sorriso é referência em treinamento agrícola no Médio Norte
10 11 out CT Sorriso 4 scaled

Mais de 230 treinamentos foram realizados neste ano

17 de outubro 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

O polo tecnológico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em Sorriso se tornou referência como centro de treinamento agrícola no estado. A instalação que funciona em parceria com o Instituto Mato-grossense de Algodão (IMAmt) recebe em média oito turmas de capacitação por semana e estima encerrar o ano de 2022 com a realização de cerca de 300 cursos na unidade, superando a estimativa inicial do Plano Anual de Trabalho que era de 235.

0

A novidade deste último quadrimestre é a chegada de novos maquinários na unidade: um Trator T7, uma empilhadeira e uma pá carregadeira. Segundo o supervisor do CT pelo Senar-MT, Fábio Pires, a ampliação de maquinários contribui para a melhoria dos treinamentos. “Se o instrutor vem ministrar a teoria e possui à disposição os maquinários para ensinar a prática, o aluno sai do curso muito mais capacitado e conhecendo a realidade dos maquinários que ele encontrará no campo”.

Entre os municípios de Sorriso (20 km) e Lucas do Rio Verde (30 km), o local dispõe de infraestrutura de salas de aula, galpões de máquinas e oficinas. Além de disponibilizar dois hectares para área prática dos cursos. Graças à estrutura para treinamentos, o espaço é referência e recebe turmas de diversos municípios.

0

Ainda segundo o supervisor, o resultado das capacitações pode ser conferido na plataforma Colheita de Talentos do Senar-MT. “ Cada vez mais empresas buscam currículos que possam agregar ao mercado de trabalho, com base nas capacitações e experiências com a prática do campo”.

Polos Tecnológicos – Atualmente, há 11 polos tecnológicos distribuídos em 10 municípios mato-grossenses. Dentre eles, alguns já estão em pleno funcionamento enquanto outros estão em fase de documentação, planejamento e construção.

0

Segundo o gerente de operações do Senar-MT, Wlademiro Neto, cada CT carrega consigo uma particularidade. Eles são divididos entre: Polos DNA Senar, polos especializados e polos Senar-MT/ IMAmt. “Apesar dos objetivos específicos de cada um, todos atuam para atender o produtor rural ofertando as tecnologias mais modernas disponíveis no mercado”.

São 65 empresas parceiras que fornecem equipamentos e maquinários para a difusão de tecnologia e, consequentemente, para auxiliar os polos do Senar-MT a se tornarem referência em treinamento, pela oferta de máquinas com recursos avançados.

As demandas para treinamentos nos polos tecnológicos são feitas pelos Sindicatos Rurais de acordo com a necessidade da capacitação.

Selo

Senar e CNJ lançam projeto Pena Justa no Espírito Santo

Iniciativa vai capacitar mão de obra do sistema prisional do estado com foco na segurança alimentar

20 de maio 2025 SENAR

Senar lança programa para produtores rurais da região Norte

Diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, lançou o AgroNorte na Agrotins, em Palmas

16 de maio 2025 SENAR

Encontro de Educação no Campo reúne mais de 1.200 pessoas em Anápolis e reforça o papel transformador da educação rural

Evento busca valorizar a educação no meio rural, fortalecer o programa Agrinho e destacar o papel dos instrutores e educadores que atuam em todo o estado de Goiás

16 de maio 2025 SENAR

Matérias Relacionadas