Notícias
Exportação de café verde do Brasil cresce 0,9% em abril, puxada por robusta
Por: DCI
As exportações de café verde do Brasil registraram leve crescimento em abril na comparação anual, puxadas pelos embarques de robusta, informou o Cecafé nesta quarta-feira, à medida que a colheita da nova safra se aproxima.
De acordo com o Conselho dos Exportadores de Café, o Brasil exportou 1,98 milhão de sacas de café no mês passado, alta de 0,9 por cento em relação a igual mês de 2017.
Desse total, 53,47 mil sacas foram de robusta, o que representa mais do que o dobro ante um ano atrás, compensando a queda de 0,5 por cento nas vendas externas de arábica, para 1,92 milhão de sacas.
"Com a entrada da nova safra, que oficialmente se iniciará em julho, o Cecafé está muito otimista em relação ao próximo ano cafeeiro que deverá incrementar as exportações", disse, em nota, o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes.
Embora o início formal seja em julho, a colheita de robusta já ocorre em algumas áreas de Rondônia e Espírito Santo, o que deve contribuir para um gradual aumento da oferta da commodity para exportação.
Pelas estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil, maior produtor e exportador, pode colher um recorde de mais de 58 milhões de sacas de café neste ano, graças à bienalidade positiva do arábica.
Ainda segundo o Cecafé, foram exportadas em abril 257,78 mil sacas de café solúvel (queda de 6,4 por cento) e 274 sacas de torrado & moído (recuo de 88 por cento).
Com isso, o total de café embarcado pelo Brasil, considerando-se verde e industrializado, atingiu 2,23 milhões de sacas, praticamente estável ante abril de 2017.
"O balanço das exportações brasileiras de café, no mês de abril, refletiu o momento da entressafra da produção, com uma movimentação que atendeu a demanda dos importadores globais, porém com um volume abaixo dos meses anteriores", afirmou Carvalhaes.