Mato Grosso
Famato participa em SP da reunião do Conselho Superior do Agronegócio
No evento foram discutidas pautas referentes aos “Biocombustíveis – Combustível do Futuro” e “O papel do Sustainable Aviation Fuel (SAF) na descarbonização do setor da aviação”
Por: Ascom Famato
Fonte: Ascom Famato
O Sistema Famato representado pelo presidente, Vilmondes Tomain, participou nesta segunda-feira (09/10), da reunião do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG). O evento aconteceu na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
No evento foram discutidas pautas referentes aos “Biocombustíveis – Combustível do Futuro” e o “O papel do Sustainable Aviation Fuel (SAF) na descarbonização do setor da aviação”.
Durante o encontro o presidente Vilmondes Tomain, destacou a importância do Biodiesel e as diferenças entre o produto e o Diesel Verde.
Na ocasião, Vilmondes Tomain lembrou que o biodiesel, biocombustível feito a partir de óleos vegetais e gordura animal, começou a ser misturado em caráter experimental ao diesel no Brasil em 2004 e que atualmente a mistura está em 12%, e deve atingir 15% em 2026, segundo meta do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Já para o Diesel Verde, até o mês passado, não existia uma meta de mistura estabelecida pelo órgão.
Em setembro de 2023, o governo federal lançou o Programa Combustível do Futuro, que tem como um de seus objetivos incentivar a pesquisa, produção e comercialização do Diesel Verde na matriz energética brasileira.
Conforme apresentado pelo governo, o início da mistura do Diesel Verde ao diesel deve ocorrer em 2027, no qual será definido até 2037 a participação mínima obrigatória do produto em relação ao derivado de petróleo. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) vai definir os percentuais, igual faz atualmente com o biodiesel.
O governo federal ainda não definiu qual será o percentual de Diesel Verde que será misturado ao diesel, contudo anunciou que esse percentual não poderá exceder uma adição de 3% ao ano.