Mato Grosso
Notícias
Fruticultores assistidos pelo Senar-MT encerram ciclo de atendimentos com excelência em União do Sul
Carlos Ferareza, 70 anos, foi surpreendido com um troféu pelo seu destaque na produção de mamão na Chácara Ferrareze
Por: Ana Frutuoso
Fonte: Ascom Senar-MT
Produtores atendidos pelo Senar-MT através do programa de Assistência Técnica e Gerencial em Fruticultura se reuniram para falar sobre os avanços durante o encontro de fechamento do grupo. Os fruticultores começaram a ser atendidos em novembro de 2021 e, durante a cerimônia, foram homenageados pelo Sindicato Rural de União do Sul com uma medalha por terem concluído o ciclo de atendimentos neste mês.
O Sr. Carlos Ferareza, 70 anos, foi surpreendido com um troféu pelo seu destaque na produção de mamão na Chácara Ferrareze, onde também cultiva pepino, abobrinha e outras culturas, além de abrir as porteiras da propriedade para que outros produtores possam visitá-la. Após o sucesso na atividade, o fruticultor vai investir na Olericultura com o apoio do Senar.
“No início, estávamos desanimados, pois plantávamos algumas coisinhas, mas nunca tivemos um técnico que nos ensinasse e que nos ajudasse muito a prosperar na nossa atividade. Fiquei muito contente em receber o troféu, pois não esperava estar em primeiro lugar; são muitos produtores que participaram assim como eu”, conta o produtor.
Ao todo, 26 produtores foram atendidos e durante este ciclo. Segundo o técnico de campo credenciado, Matheus Camillo, os principais desafios estavam relacionados à estrutura, equipamentos, pragas e doenças, além de questões gerenciais como fluxo de caixa, planejamento, acesso a recursos, logística e gestão de pessoas. Ainda de acordo com o técnico, a principal cultura dos produtores atendidos é o maracujá, mas outras frutas ganham espaço como mamão, limão, banana, melancia e pitaia.
O presidente do Sindicato Rural de União do Sul, Paulo Cezar Kerber Junior, destaca que a parceria com o Sistema Famato Senar tem sido inovadora para os produtores da região e que os atendimentos do novo grupo do Programa ATeG Olericultura começam no mês de outubro.
“A ATeG Fruticultura é de extrema importância para os produtores de União do Sul e pudemos evidenciar isso durante o encontro, visto que houve um aumento no fluxo financeiro dos produtores. Isso é uma constatação de que o programa funciona, é efetivo e muito proveitoso para os produtores”, completa o presidente do Sindicato de União do Sul.