Notícias
Prêmio CNA Brasil: público aprova amostras de mel em degustação do júri popular

Etapa da premiação foi realizada na Ficomex 2024, em Goiânia (GO)
Goiânia (29/08/2024) – A experiência sensorial da degustação de 10 amostras de mel finalistas do prêmio CNA Brasil Artesanal foi aprovada pelo público que visitou a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex 2024), na quarta (28), em Goiânia (GO).
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás, a CNA promoveu a etapa do júri popular que conta com duas categorias: mel claro e mel escuro, com finalistas de sete estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará e Paraná.

“Foi importante trazer os produtos artesanais para um evento como a Ficomex, que reuniu várias entidades e os setores público e privado. As pessoas puderam experimentar e ter uma mostra da qualidade desses produtos. Para nós é uma satisfação receber o concurso do mel em Goiás”, afirmou o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges.
A curiosidade sobre o sabor e a variedade do mel nacional atraiu os expositores e visitantes da Ficomex no Centro de Convenções da capital goiana.
As jovens Jordanna Mendes e Bianca Silveira, da Junta Comercial de Goiás, escolheram os seus favoritos.
“Achei bem diferente, tem várias texturas, alguns são mais fortes. Os claros são mais leves, eu prefiro”, diz Bianca.

“Eu gostei bastante também, é uma percepção diferente, porque você aguça mais o paladar. Achei bem interessante, eu não conhecia esses méis escuros e em uma variedade tão grande. Gostei da textura, mas particularmente ainda prefiro o mais leve”.
A professora de Agricultura na Universidade Estadual de Goiás, Taís Almeida, também gostou da experiência.
”Foram dez provas onde eu elegi dois, um claro e um escuro. Vamos ver se o meu paladar bate com o da maioria. Foi uma experiência bem interessante.”

O tenente do Corpo de Bombeiros de Goiás, Ronaldo Marques, gostou da degustação e já quis saber como comprar depois o seu preferido.
“Eu degustei todos os méis e realmente tem várias qualidades e aromas, dependendo da região e da florada. Dos 10 eu escolhi os quatro que mais se aproximam da realidade do Cerrado.”

O chefe geral da Embrapa Arroz e Feijão, Elcio Guimarães, descreveu a experiência como “fantástica”.
“Poder provar diferentes méis vindos de diferentes regiões do país e a diversidade que eles trazem de sabor, textura e aroma. Valeu a experiência, estão de parabéns por ter trazido isso para Ficomex, foi uma experiência fantástica.”

A assessora técnica da CNA, Kalinka Koza, acompanhou toda a degustação e disse que as opiniões ficaram equilibradas entre as categorias.
“As pessoas se interessaram muito pela história dos méis, quais são as floradas e particularidades como sabor e aroma. Fizeram comparação entre os claros e os escuros, inclusive identificaram a intensificação do sabor e aroma entre as duas categorias. Foi bem interessante.”

O concurso do mel recebeu mais de 270 inscrições, que foram selecionadas por um júri técnico. Após o júri popular, haverá a última etapa, baseada na análise das histórias dos finalistas. Os primeiros colocados vão receber prêmios em dinheiro, troféus, certificados e selos.
A premiação é realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (CBA) e Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (Ebram).

A lista com a classificação dos finalistas será divulgada na premiação, em cerimônia na sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília, no dia 11 de setembro.