Mato Grosso
Notícias
Presidente do Sistema Famato participa do Fórum Internacional da Agropecuária
Realizado pelo Canal Rural, o FIAP antecede a reunião do G20 Agro e destaca discussões sobre o setor agroalimentar, com as principais referências do agronegócio brasileiro e mundial
Por: Ana Frutuoso
Fonte: Ascom Senar-MT
O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, participou nesta segunda-feira (09) do Fórum Internacional da Agropecuária (FIAP). Realizado pelo Canal Rural, o FIAP antecede a reunião do G20 Agro e destaca discussões sobre o setor agroalimentar, com as principais referências do agronegócio brasileiro e mundial.
“É uma honra receber este encontro em nossa casa, o Cenarium Rural. É importante discutir a cadeia produtiva, ouvir os debatedores falarem sobre nossa sustentabilidade e sobre a relevância da produção nacional e de Mato Grosso. Sairemos daqui com muito mais conhecimento, pois estamos diante de pessoas com grande influência que sabem reconhecer o valor da produção sustentável do nosso estado”, disse Vilmondes, que também destacou o papel do Brasil na produção agrícola internacional.
O diretor do Senar Central, Daniel Carrara, ressaltou como os debates e palestras durante o evento impactam os problemas e soluções para a produção agrícola nacional.
“Estamos discutindo assuntos como a sustentabilidade ambiental, a produção de alimentos e energia dos países mais desenvolvidos do mundo, além dos problemas que nos afligem como setor. Seja o produtor rural pequeno, médio ou grande, é muito importante que pautemos essas discussões e ajudemos a fomentar a agropecuária”, completou Carrara.
O FIAP reúne a comunidade internacional, iniciativas públicas e privadas, entidades do setor e produtores. Entre os temas discutidos estão a Jornada do Agro Brasileiro, as Tecnologias que Modelaram o Agro Brasileiro, os Desafios do Brasil e como estamos lidando com eles, estratégias para a construção do futuro, a segurança alimentar global e o papel do Brasil.
O presidente do Canal Rural, Júlio Cargnino, destacou a importância do encontro G20 Agro, que, em Mato Grosso, acontece entre os dias 10 e 14 de setembro, em Chapada dos Guimarães, reunindo líderes mundiais para debater segurança alimentar e clima.
“Entendemos que essa conversa que está acontecendo hoje precisa acontecer cada vez mais, para que os países se conheçam e aprofundem as relações de diálogo. Hoje, estamos recebendo representantes da União Europeia, Estados Unidos, Japão, Chile, Argentina e outros países da América Central para cumprir esse papel na construção do futuro. Acredito que momentos como este são fundamentais para a discussão sobre a segurança alimentar do nosso planeta”, discursou Cargnino.
Estiveram presentes no evento o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro; o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes; o governador do Pará, Helder Barbalho; o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; o diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Robson Marques; o diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha; e o diretor Administrativo e Financeiro do Senar-MT, Allan Paulino.