Projeto FIP Paisagens Rurais promove capacitação com técnicos e supervisores que atuam em Minas Gerais
Treinamento em recuperação de pastagens e vegetação nativa segue até sexta com participação de 40 profissionais
Brasília (26/04/2021) – Supervisores e técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que atuam no projeto FIP Paisagens Rurais em Minas Gerais iniciaram, na segunda (26), um curso virtual de Recuperação Produtiva de Pastagens e Recomposição da Vegetação Nativa. A capacitação, que envolve 40 profissionais, segue até sexta (30).
O projeto FIP Paisagens Rurais vai beneficiar quatro mil propriedades rurais da Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins até 2023, por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) gratuita.
Desse total, 2.164 propriedades já estão sendo atendidas, das quais 1.529 produtores têm planejamento de uso do solo para gestão da paisagem e 973 já adotaram alguma tecnologia de baixa emissão de carbono em mais de 11 mil hectares, área equivalente a 11 mil campos de futebol oficiais.
O assessor técnico do Senar, Rafael da Costa, destacou que as estratégias de recuperação e adoção de tecnologia compartilhadas na capacitação vão auxiliar técnicos e supervisores no trabalho em campo.
“Essas estratégias vão permitir que os profissionais melhorem a rotina na propriedade de acordo com o contexto das paisagens produtivas e ambientais para que os produtores exerçam a atividade agropecuária de forma mais segura e tranquila, obtendo os benefícios ambientais e produtivos dentro da propriedade também”.
Durante a capacitação os pesquisadores Embrapa Cerrados José Felipe Ribeiro, Luiz Adriano Maia Cordeiro e Giovana Alcântara Maciel vão tratar da gestão ambiental produtiva da propriedade rural no Cerrado e de alternativas para recomposição da vegetação e pastagem de acordo com o estágio de degradação.
Sobre o projeto – O FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP em inglês), gerenciados pelo Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Senar, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Embrapa.
Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
youtube.com/agrofortebrasilforte
flickr.com/photos/canaldoprodutor