Sergipe
Notícias
Senar Sergipe realiza curso de trator agrícola para turma exclusivamente de mulheres
Curso de formação profissional rural contribui para a inserção da mulher no mercado de trabalho no campo
Por: Samara Fagundes
Fonte: Ascom Faese/Senar
Produtora de arroz no município de Propriá, no baixo São Francisco, Lucimari dos Santos, deu continuidade ao trabalho no campo depois que perdeu o marido. Ela já trabalhava na atividade, mas agora é a responsável pela produção no campo e viu no curso do Senar uma oportunidade para ter mais autonomia e qualificação. “Antes eu contratava a mão de obra de um operador de trator agrícola, agora eu mesma vou operar quando precisar, porque já me sinto preparada com o curso do Senar”, explica satisfeita.
Lucimari está entre as 11 mulheres que participaram do curso de Formação Profissional Rural do Senar Sergipe de Operação e Manutenção de Trator Agrícola realizado no município de Propriá de 17 a 20 de abril. Resultado da parceria com a prefeitura de Propriá, onde o Sistema Faese/Senar tem termo de cooperação para funcionamento da Sala do Produtor Rural, com a Codevasf que fez a entrega de máquinas ao município, além da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres de Sergipe, que contribuiu com a mobilização desse público feminino.
Em 2023, este é o segundo curso realizado pelo Senar Sergipe de trator agrícola exclusivo para mulheres que buscam espaço no campo, o outro foi realizado no município de Indiaroba. O objetivo é qualificar as mulheres para atuarem na operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas, desmistificando a ideia de que a mão de obra no campo é exclusivamente masculina. As mulheres se sentiram ainda mais seguras durante a realização do curso, com a instrutora Ana Maria Santos, elas ficaram à vontade para tirar todas as dúvidas. “Nós ficamos mais seguras com a instrutora Ana, por ser mulher e muito competente, mostra também que nós podemos sim ocupar os espaços de trabalho”, ressaltou Maria Onalda.
O curso teve uma carga horária total de 40 horas e foi ministrado pela instrutora Engenheira Agrícola, Ana Maria Santos. “Eu vivencio os desafios do campo e percebo que o mercado de trabalho está carente de mão de obra e as mulheres têm condições de atuar, faltando apenas a capacitação. Ao final do curso elas saem preparadas para a safra 2023”, explica a instrutora.
Durante as aulas, as participantes aprenderam sobre os principais tipos de tratores e implementos agrícolas, técnicas de operação e manutenção, medidas de segurança no trabalho, entre outros assuntos. No espaço ao lado também no município de Propriá, foi realizado o curso de Operação de Motoniveladora para 18 homens, que buscam atualização nos conhecimentos para garantir a oportunidade de trabalho. Segundo o instrutor Sérgio Divino Filipin, mais de 100 máquinas motoniveladoras foram entregues aos municípios sergipanos pela Codevasf no ano passado e agora o Senar capacita os profissionais gerando oportunidade de emprego.