Sistema CNA e Governo debatem agenda estratégica para irrigação
Comissão Nacional se reuniu para debater a agenda estratégica do setor
Brasília (12/02/2019) – A Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu, na terça (12), a agenda estratégica para o setor em 2019 com o governo, as associações de irrigantes e as Federações de Agricultura.
“Esse é um momento único que a irrigação está vivendo e, a partir desse ano, vamos dar celeridade ao setor, trabalhando em conjunto com o governo e com as associações para alcançarmos os resultados que a irrigação precisa”, afirmou o presidente da Comissão, Eduardo Veras de Araújo.
Veras afirmou que este ano um dos focos da Comissão será dar celeridade às demandas do setor.
A reunião recebeu a secretária nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional, Adriana Melo, e o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fernando Camargo. Com a nova estrutura governamental, os dois órgãos vão conduzir a política de irrigação no País.
“O governo está se dedicando ao tema e é importante definir as atribuições de cada ministério para entender os papéis no fomento da expansão da agricultura irrigada. O resultado que esperamos com isso é o aumento na produtividade e na produção, mais empregos no campo e eficiência no uso da água”, destacou Fernando Camargo.
"Precisamos definir os papeis de cada ministério para fomentar a expansão da irrigação no Brasil."
Adriana Melo, do Desenvolvimento Regional, afirmou que a irrigação é um tema importante para o ministério e o órgão está retomando a pauta para alavancar a agricultura irrigada nas regiões brasileiras.
“Queremos estreitar as relações e trabalhar próximos ao setor produtivo, estabelecer as estratégias comuns entre os ministérios e otimizar as iniciativas que já estão dando certo, porque a irrigação é uma atividade propulsora do desenvolvimento regional, com impactos positivos na economia.”
"Queremos estreitar as relações com o setor produtivo para alavancar a agricultura irrigada no País."
A secretária ressaltou que entre as ações previstas para este ano está a criação da Câmara Setorial da Agricultura Irrigada, que vai debater as demandas da irrigação com a participação do governo e entidades do setor produtivo.
Na avaliação do assessor técnico da Comissão de Irrigação da CNA, Gustavo Goretti, a gestão conjunta da política de irrigação tem tudo para ser positiva.
“Os ministérios estão entrosados e ao participarem da reunião da Comissão demonstram que estão preocupados em atender as necessidades do setor.”
O vice-presidente da CNA e deputado federal José Mário Schreiner (DEM-GO) e o deputado Nelson Barbudo (PSL-MT) visitaram a reunião da Comissão.
A Comissão recebeu a visita do vice-presidente da CNA e deputado federal José Mário Schreiner (DEM-GO) e do deputado Nelson Barbudo (PSL-MT) e debateu ainda as demandas regionais de outorga e licenciamento ambiental e a medição de vazão para irrigação.
Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte