CNA participa da 48ª Reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos
Entre os temas discutidos, conselho abordou possível inclusão da irrigação no PAC
Brasília (06/12/2024) – A CNA participou, na quinta (5), da 48° Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), em Brasília, que discutiu, entre outros temas, a possibilidade de incluir a irrigação no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), dentro do eixo relacionado à gestão da água.
A proposta foi feita pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e presidente do Conselho, Waldez Góes.
"Recebemos com grande entusiasmo o anúncio do ministro Waldez Góes sobre os esforços para incluir a irrigação no novo PAC. Essa iniciativa reforça a importância da irrigação como ferramenta estratégica para ampliar a produção agrícola, garantir segurança alimentar e otimizar o uso sustentável dos recursos naturais”, afirmou a assessora da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Jordana Girardello.
Segundo ela, a confederação continuará engajada em contribuir com propostas técnicas e diálogos para que essa inclusão fortaleça o desenvolvimento do setor agropecuário a fim de que alcance as metas nacionais de sustentabilidade e produtividade.
O Conselho aprovou ainda o pedido da CNA e de mais 11 entidades para estabelecer os suplentes das câmaras técnicas do CNRH. A proposta foi aprovada por unanimidade pelo plenário.
A reunião também abordou os impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos do Brasil e o Atlas da Irrigação apresentados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
“Como encaminhamento das apresentações, a plenária reconheceu a reservação de água como um tema de vital importância para a segurança hídrica, energética e alimentar do país”, explicou Jordana. “Diante disso, foi definido que ano que vem será trabalhado o desenvolvimento de uma resolução específica sobre o assunto,” concluiu.