Logo CNA

Trabalhadores aprendem a operar Colhedora Automotriz de Grãos em Buritis (MG)
20161006170038 fileid colhedora interna 0 378276002015150610701

Capacitação do SENAR trouxe melhor qualidade e rendimento no trabalho, dizem participantes

7 de outubro 2016
Por Senar

Funcionários da Fazenda Panambí, a aproximadamente 50 quilômetros de Buritis, no noroeste de Minas Gerais, foram capacitados para operar a Colhedora Automotriz de Grãos, em curso realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR Minas) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis.

“Esse curso é importantíssimo na vida dos trabalhadores rurais. Falamos de segurança no trabalho, tipos de colhedoras, manutenção das máquinas, regulagem e operação. Além do aumento do conhecimento, há melhoria na qualidade do trabalho e, certamente, nos rendimentos dos trabalhadores, afinal o conhecimento tem valor”, destaca o engenheiro agrônomo e instrutor, Wanderley Barros.

Edilson da Costa foi um dos participantes do curso. Tem mais de 20 anos que o operador de máquinas trabalha em fazendas, e revela que aprendeu muito no curso do SENAR. “Estou colhendo milho atualmente. Primeiro estou me sentindo mais seguro, afinal mexer com máquinas tão modernas sempre traz riscos para quem opera. Além disso, graças ao aprendizado em manutenção e regulagem correta, a colheita está mais rápida e as perdas diminuíram consideravelmente”.

A fazenda Panambí existe há 30 anos. Atualmente, cultiva mais de seis mil hectares plantados de feijão, milho e soja. Os produtos são comercializados em diversas regiões do país e até no exterior. Julieta Azevedo, proprietária da fazenda, destaca que o Senar sempre foi grande parceiro. “Tenho mais de cem funcionários, entre engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, operadores de máquinas. A tecnologia no campo avança rapidamente, e a maior dificuldade é ter mão de obra qualificada. Mas o Senar vem qualificando em cada segmento que tem na fazenda, os cursos ocorrem durante o ano todo”.

Délio Lopes, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis, destaca a importância do SENAR Minas na capacitação de mão de obra em toda a região em que atua. “A região de Buritis é a quarta maior produtora de grãos do estado, tem aproximadamente 100 mil hectares plantados de diversas culturas. Hoje, qualquer fazenda exige mão de obra qualificada, e o SENAR atende os trabalhadores rurais com respeito e seriedade. Se não fosse o Senar, nem sei como estaríamos”, conclui.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas