Publicações
Mudança no perfil produtivo das propriedades leiteiras envolve a escolha por qual sistema de produção utilizar e o quanto isso impacta em termos de custo de produção
O Projeto Campo Futuro (CNA/Senar), por meio dos levantamentos dos painéis de custos de produção, identificou, ao longo dos últimos dois anos, uma mudança no perfil produtivo das propriedades leiteiras em importantes regiões produtoras do País. A principal alteração foi a migração de sistemas de produção semiconfinados para sistemas em que há o confinamento total das vacas em lactação.
Essa transformação foi registrada no oeste dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, no Sul de Minas Gerais e na região do Alto Paranaíba (MG). Para isso, produtores realizaram investimentos em instalações no modelo “Compost Barn”, também chamado no Brasil de “Composto”. Essa estrutura é formada por barracões cobertos, com a presença de uma cama de maravalha comum a todos animais, que, ali, permanecem com acesso livre a água, alimento e um ambiente controlado.