CNA participa de audiência sobre comércio internacional
Debate ocorreu na Comissão de Agricultura do Senado
Brasília (25/09/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou de uma audiência pública no Senado Federal para discutir o comércio internacional agropecuário.
O debate aconteceu na quarta (25), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), e reuniu representantes dos setores público e privado.
A coordenadora de Relações Internacionais da CNA, Camila Sande, foi uma das expositoras e destacou o trabalho da entidade na pauta de comércio exterior. Sande também apresentou o Projeto de Internacionalização do Agro.
“Hoje nós entendemos que a demanda por alimentos está concentrada na Ásia. A população de países como China, Malásia, Indonésia, Vietnã e Tailândia está saindo da pobreza e consumindo alimentos de melhor qualidade e os produtos agropecuários brasileiros podem ter espaço nesses mercados”.
Camila explicou que o projeto prevê o acompanhamento de todo o processo, desde a produção até a venda de produtos em outros países. O Senar oferecerá Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para grupos de produtores articulados por escritórios de comercialização nos estados.
“Inicialmente o projeto vai contemplar as cadeias de leite, peixe, mel, café e fresh (frutas, flores e hortaliças). O nosso objetivo é inserir os pequenos e médios produtores nesse processo, pois eles são os agentes essenciais dessas cadeias no comércio internacional”.
A representante da CNA disse ainda que a perspectiva é estruturar uma rede de agentes de negócios nos países asiáticos, começando pela China. A partir dos estudos de inteligência comercial e das demandas apresentadas pelos compradores internacionais, a CNA e o Senar orientarão produtores e agroindústrias no Brasil para as adaptações.
“Precisamos de todo o arcabouço legislativo e impulso do Poder Executivo para concretizar as ações que a Confederação tem planejado para o setor agropecuário no âmbito internacional. A ideia é colocar renda no bolso do produtor, que é o grande agente de dinamismo da economia brasileira”.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Foto: Wenderson Araujo
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil