ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Publicações

CIDADANIA RURAL
9 de agosto de 2024
Órgãos Públicos
banner.png


Quem é o Senar?

É o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, uma instituição de direito privado, vinculado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.

Tem como missão desenvolver ações de formação profissional rural, atividades de promoção social, ensino técnico de nível médio, presencial e a distância, e com um modelo inovador de assistência técnica e gerencial. O Senar atende, gratuitamente, milhares de brasileiros do meio rural, todos os anos, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania.

Os objetivos básicos que norteiam todas as ações do SENAR são:

  1. organizar, administrar e executar em todo território nacional a formação profissional rural e a promoção social do trabalhador rural;

  2. assistir as entidades empregadoras na programação e elaboração de programas de treinamento no próprio emprego;

  3. estabelecer e difundir metodologias de formação profissional rural;

  4. coordenar, supervisionar e fiscalizar a execução dos programas e projetos de Formação profissional rural e promoção social;

  5. assessorar o governo federal em assuntos de formação profissional rural e promoção social;

  6. assistir o pequeno produtor rural, ensinando novos métodos para a execução de seu trabalho;

  7. estimular a permanência do homem no campo, despertando o seu interesse e incentivando-o a produzir mais, trabalhando melhor.

Para realizar sua missão e cumprir os seus objetivos o Senar tem como principal fonte de recursos:

  • contribuição incidente sobre a comercialização da produção rural (industrializada ou não) devida pelo produtor rural pessoa física (contribuinte Individual e segurado especial), jurídica e agroindústrias;

  • contribuição sobre a folha de pagamento de empresas que não recolhem sobra à comercialização (entidades de caráter patronal rural, sindicatos, federações e Confederação).

Aquisição de produção rural de pessoa física

Quando adquirem produção rural de produtor rural pessoa física, os órgãos públicos estão sujeitos a sub-rogação nas obrigações do produtor, devendo informar o valor mensal da aquisição da produção rural na EFDReinf, por meio de registro do evento R-2055 – Aquisição de Produção Rural.

Notas

Caso o empregador rural pessoa física (contribuinte individual) opte pelo pagamento da contribuição incidente sobre a folha de salários, a base de cálculo da contribuição ao Senar (pessoa física: 0,2%) permanece inalterada, ou seja, incide sobre a comercialização da produção rural. Nessa situação, o órgão público adquirente permanece responsável pela retenção e pelo recolhimento da contribuição ao Senar, devendo efetua-lo por meio de Darf, com prestação da informação na EFD-Reinf.

Observar IN RFB 2.110/2022, anexo V e ADE Corat nº 7/2023.

Quem são os Órgãos públicos?

São entidades governamentais responsáveis pela administração direta ou indireta e gerenciamento dos recursos públicos. Tais entidades se dividem em federais, estaduais e municipais, como: Presidência da República, governo estadual, prefeitura municipal, ministérios, secretarias estaduais e municipais, universidade, escolas, autarquias, fundações, hospitais etc.

Qual é a base de cálculo da contribuição?

A base de cálculo da contribuição é incidente sobre o valor da comercialização da produção adquirida de produtor rural pessoa física (contribuinte individual e segurado especial).

Quando um órgão do poder público compra produção rural de produtor rural pessoa física (contribuinte individual e segurado especial), quem é responsável pelo recolhimento da contribuição?

As entidades públicas na condição de adquirentes da produção rural de produtor pessoa física (contribuinte individual e segurado especial) são responsáveis pela retenção e recolhimento da contribuição previdenciária e da contribuição devida ao Senar, na condição de sub-rogadas das obrigações devidas pelo produtor.

Notas

Os executores do PAA estão sub-rogados na obrigação pelo recolhimento da contribuição previdenciária e Senar quando adquirir produção rural diretamente do produtor rural pessoa física (contribuinte individual ou segurado especial), ou do intermediário pessoa física, bem como do produtor rural pessoa jurídica e da agroindústria, inclusive de cooperativas, devendo prestar as informações na EFD-Reinf por meio do Evento R-2055.

Quais são as alíquotas?

1,5% – distribuída da seguinte forma:
1,2% Previdência Social
0,1% GILRAT
0,2% Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar

Como informar e recolher?

Quando adquire produção rural, seja de produtor rural pessoa física ou jurídica, os órgãos públicos estãosujeitos a sub-rogação nas obrigações do produtor, devendo informar o valor mensal da aquisição da produção rural na EFD-Reinf, por meio de registro do evento R-2055 – Aquisição de Produção Rural, e o recolhimento será feito por Darf.

Remuneração e Pagamento no eSocial

A informação declarada como folha de pagamento no eSocial servirá de base para os cálculos da contribuição previdenciária, FGTS, IRRF e contribuições de outras entidades e fundos e deve ser informada em um só evento, o S-1200 – Remuneração do Trabalhador vinculado ao Regime Geral da Previdência Social.

Situação “Sem Movimento”

A situação “Sem Movimento” só ocorrerá quando não houver informação a ser enviada, em relação a todos os estabelecimentos, obras ou unidades do declarante. Neste caso, o contribuinte enviará o evento no eSocial S-1299 - Fechamento dos Eventos Periódicos como “sem movimento” na primeira competência do ano em que esta situação ocorrer. A empresa fica dispensada de enviar quaisquer eventos da EFD-Reinf relativa ao respectivo período.

Data de envio das informações e do pagamento:

O envio das informações deve ser efetuado até o dia 15. O recolhimento do FGTS, bem como das contribuições previdenciárias e dos terceiros, será até o dia 20 do mês seguinte, antecipando para o dia útil imediatamente anterior quando não houver expediente bancário.

Órgãos Públicos

Órgãos Públicos

Obrigações dos órgãos públicos que adquirem a produção rural de produtor rural pessoa física

Baixar Folder

Arremate de Produção Rural em leilões
CIDADANIA RURAL

Arremate de Produção Rural em leilões

15 de agosto de 2024
Produção Rural Integrada
CIDADANIA RURAL

Produção Rural Integrada

15 de agosto de 2024
Sindicato, Federação e Confederação Patronal Rural
CIDADANIA RURAL

Sindicato, Federação e Confederação Patronal Rural

13 de agosto de 2024
Prestador de serviços rurais
CIDADANIA RURAL

Prestador de serviços rurais

13 de agosto de 2024