Produtor Rural

Capacitação integral do produtor rural

Por *José Zeferino Pedrozo

Por Senar 29 de novembro 2017
Compartilhe:

O agronegócio brasileiro gera 1/3 dos empregos do país contribuindo com mais de um quinto do Produto Interno Bruto, mas pesquisas oficiais indicam que 78% dos produtores rurais do País não recebem regularmente auxílio técnico por meio de programas de assistência técnica e extensão rural. Santa Catarina é uma exceção. Aqui, um grande esforço de profissionalização está sendo feito pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e pelo Ministério da Agricultura mediante  consistentes investimentos no programa de assistência técnica e gerencial (AteG) do segmento de lácteos. O objetivo é melhorar a produção e a produtividade e aumentar a  rentabilidade, demonstrando a potencialidade da cadeia produtiva do leite.

O SENAR assumiu o compromisso de implantar uma metodologia nacional de assistência técnica e gerencial direcionada principalmente aos pequenos e médios produtores rurais. O modelo idealizado – totalmente gratuito – preconiza um atendimento em gestão das propriedades rurais e sua atualização tecnológica e funda-se em visitas mensais individuais aos produtores rurais, trabalho coordenado por uma equipe especializada formada por supervisores e técnicos de campo. Cada técnico de campo atende em média 25 produtores rurais. 

Além do Sistema FAESC e SENAR participam e contribuem com a execução do programa os Sindicatos Rurais, as cooperativas e as agroindústrias que atuam na cadeia produtiva do leite. Em território catarinense são atendidos 950 produtores rurais na região do grande oeste e outros 400 nas regiões do Alto Vale do Itajaí, Sul, Planalto Norte e Grande Florianópolis, totalizando 1.350 produtores.

Nesse esforço atuam 57 técnicos de campo. No grande oeste o programa conta com convênio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento com recursos financeiros de 9 milhões e 700 mil reais, sendo 4 milhões e 500 mil oriundos do MAPA e 5 milhões e 200 mil de recursos próprios do SENAR/SC. 

A metodologia do programa trabalha cinco passos para que a propriedade produza mais e melhor: diagnóstico produtivo e individualizado, planejamento estratégico, adequações tecnológicas, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultado. Utiliza-se um conjunto de ferramentas operacionais e tecnológicas desenvolvidas pelo Senar. Tudo isso de forma contínua e monitorada por no mínimo 24 meses. Isso pode ser chamado de capacitação integral do produtor e do empresário rural.

*José Zeferino Pedrozo - Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (FAESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC)

Veja também

Arremate de Produção Rural em leilões
Publicações Cidadania rural

Arremate de Produção Rural em leilões

Bovinocultura de corte

15 de agosto 2024

Ler publicação
Produção Rural Integrada
Publicações Cidadania rural

Produção Rural Integrada

15 de agosto 2024

Ler publicação